Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC pode ter lei para facilitar ajuda humanitária entre municípios

Deputado Oscar Gutz apresentou projeto na Assembleia Legislativa

Por Redação Criciúma, 15/05/2024 - 13:33 Atualizado em 15/05/2024 - 13:40
Foto: Maurício Tonetto/Secom RS
Foto: Maurício Tonetto/Secom RS

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual Oscar Gutz (PL) apresentou um projeto de lei que autoriza os municípios de Santa Catarina a prestar assistência a outras cidades brasileiras em casos de catástrofes naturais. A iniciativa ocorre em meio a uma das maiores catástrofes enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, e busca dar legalidade para que os municípios catarinenses possam auxiliar as cidades gaúchas.

Segundo o parlamentar, a legislação atual impõe entraves que dificultam a pronta resposta das autoridades municipais diante de tais situações. A necessidade de obter autorização da Câmara de Vereadores para ceder equipamentos e pessoal para auxiliar municípios, na avaliação dele pode retardar a resposta de emergência, colocando em risco a vida e o patrimônio dos cidadãos, principalmente em casos onde uma grande região é atingida.

Foto: Solon Soares/Agência AL

“Ao conferir maior autonomia aos municípios para prestar auxílio, certamente teremos uma resposta imediata quando necessário. Hoje, diversos municípios catarinenses estão tentando encontrar alguma forma legal de auxiliar os gaúchos, e com essa legislação que apresentamos, vamos garantir a legalidade da ajuda entre as cidades de Santa Catarina e outros municípios do país”, projeta o deputado Oscar Gutz.

Nos últimos dias, Criciúma aprovou na Câmara um projeto de lei que autoriza o envio de máquinas, pessoal e combustível ao Rio Grande do Sul. A intenção do deputado é que, com a lei estadual, os municípios não precisem mais aprovar leis municipais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito