Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC lança documento de identidade com número única de RG e CPF

Estima-se que 12 milhões de brasileiros têm seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) duplicado
Por Letícia Ortolan Florianópolis - SC, 09/11/2021 - 11:50
Foto: Divulgação / Secom
Foto: Divulgação / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina, iniciou nesta segunda-feira, 8, a emissão dos novos documentos de identidade com número único. A iniciativa que tem o objetivo de facilitar o controle dos órgãos responsáveis pela segurança pública e combater fraudes, vem sendo discutida desde 2018. Trata-se de um projeto inovador e pioneiro no Brasil.

Conforme o perito geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, é possível fazer 27 carteiras de identidade com o mesmo número no país. Além disso, estima-se que 12 milhões de brasileiros têm seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) duplicado ou sendo utilizado para a defraudação.

O plano prevê a criação de uma carteira de identidade com numeração única, na qual o número do CPF também passará a valer como o RG. No caso das pessoas que já possuem o documento antigo, não é necessário fazer um novo, uma vez que continuam tendo validade.

“A partir de agora quem procurar nossas unidades, já será feita nova carteira nesse formato, que não vai ter mais o número do RG estadual”, destacou Giovani Eduardo Adriano, em entrevista ao Programa Adelor Lessa. O documento será válido em todo o Brasil conforme o decreto nº 9.278/2018.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito