Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

SC inaugura novo complexo de saúde mental e amplia atendimento pelo SUS

Estrutura inicia operações em agosto com 60 leitos e equipe multiprofissional

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 26/06/2026 - 12:51 Atualizado há 1 minuto
Estrutura recebeu investimento superior a R$ 16 milhões | Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
Estrutura recebeu investimento superior a R$ 16 milhões | Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira (25) o novo Complexo de Saúde Mental Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. A estrutura, que recebeu investimento superior a R$ 16 milhões, passa a integrar a rede pública de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem início dos serviços previsto para agosto.

Durante a solenidade, o governador Jorginho Mello também assinou um termo aditivo ao Contrato de Gestão do hospital, garantindo o custeio dos novos espaços e a manutenção da ampliação dos atendimentos. A iniciativa reforça a estratégia estadual de expansão da rede especializada em saúde mental e de fortalecimento dos serviços no Sul catarinense.

“Estamos investindo na saúde em Santa Catarina e fazendo o que não foi feito nos últimos 30 anos. Melhorando as estruturas dos hospitais, habilitando novos serviços e já realizamos mais de um milhão e quatrocentas mil cirurgias. Isso é dar prioridade a uma área tão importante que cuida da saúde dos catarinenses”, afirmou o governador.

LEIA MAIS

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a nova unidade representa um avanço importante na oferta de atendimento especializado e humanizado, com impacto direto na ampliação do acesso da população aos serviços da área.

“Hoje foi dado um importante passo para a saúde mental catarinense. Trata-se de uma estrutura moderna e totalmente qualificada para acolher e cuidar de quem precisa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Estrutura amplia atendimento e aposta na humanização

Governador Jorginho Mello também assinou um termo aditivo ao Contrato de Gestão do hospital | Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Com 3,6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 60 leitos sendo 30 destinados à psiquiatria, o complexo foi projetado para fortalecer a rede de atenção em saúde mental no Estado. A estrutura conta com consultórios, salas para atividades coletivas, alas separadas para homens e mulheres, além de espaços de convivência.

Entre os diferenciais estão áreas voltadas ao bem-estar e à reabilitação dos pacientes, como academia, auditório para 120 pessoas, espaço para cinema e terraço com vista para os cânions da região. A proposta inclui ainda oficinas terapêuticas, como yoga, musicalização e contação de histórias.

De acordo com o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, o projeto foi pensado para ir além do atendimento clínico. “Queremos que cada pessoa acolhida aqui encontre um ambiente seguro, respeitoso e preparado para contribuir efetivamente com sua reabilitação e reinserção social”, afirmou.

Impacto regional e geração de empregos

A nova unidade deve também impulsionar a economia local, com previsão de cerca de 100 novos postos de trabalho diretos, além de impactos indiretos em serviços e transporte na região.

“O investimento impulsionará vagas de emprego indiretas em serviços, transporte e habitação. Fortalecer a saúde no interior é garantir desenvolvimento com justiça social”, destacou o presidente da associação gestora, Idalino Higino Bongiolo.

O complexo contará com equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, ampliando a capacidade de atendimento integral aos pacientes e fortalecendo a rede de saúde mental no Sul catarinense.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito