Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC abriu quase 40 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2023

Com apenas 1,1% do território nacional, o estado só ficou atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná
Por Redação Criciúma, SC, 09/06/2023 - 13:38 Atualizado em 09/06/2023 - 14:22
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina tem saldo de 39.941 empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2023, resultado de 77.056 constituições e 37.115 baixas. Os dados são de janeiro e abril e foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Santa Catarina, com apenas 1,1% do território nacional, ficou atrás de São Paulo (176.251), Minas Gerais (58.267), Rio de Janeiro (48.632) e Paraná (44.691). 

“Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, que serão reforçadas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia, com o desenvolvimento do estado e a qualidade de vida dos catarinenses”, destaca o Governador Jorginho Mello

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o Governo continuará  recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. “Nosso foco sempre é emprego e renda”, enfatiza. 

Tempo médio de abertura diminuiu 14 horas

Segundo a pesquisa, o Boletim Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o tempo médio para abrir empresas em Santa Catarina diminuiu 14 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. Atualmente, leva 1 dia e 7 horas. Essa é uma média considerando todos os municípios catarinenses, mas em Florianópolis, por exemplo, o tempo médio é de apenas 5 horas. 

SC também registrou três cidades com os menores tempos de abertura nos primeiros quatro primeiros meses de 2023: Xanxerê (2° lugar), Criciúma (4°lugar) e Xaxim (9° lugar). Em contrapartida, Araranguá, Caçador e Gaspar registraram o maior tempo de abertura de empresas. 

A Junta Comercial (Jucesc) é responsável pela abertura de empresas no estado e para o presidente do órgão, Fernando Baldissera, Santa Catarina está no caminho certo. “Há uma determinação do nosso governador para que nós possamos fazer o registro de empresas, de forma célere e com segurança jurídica. Hoje, uma empresa de pequeno porte e que tenha baixa complexidade, consegue ter o seu contrato social analisado em poucas horas. Como o governador Jorginho Mello fala, Santa Catarina tem pressa, nós temos procurado internamente garantir celeridade e segurança jurídica nos atos que são registrados na Junta Comercial”, explica. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito