Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saúde, integração e arte: conheça o Clube de Mães da Apae Cocal do Sul

Encontros são realizados todas às quartas-feiras, das 13h30 às 16h
Por Redação Cocal do Sul, SC, 09/06/2022 - 19:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 Se engana quem pensa que Clube de Mães é só produção de artesanatos. Pelo menos no Clube de Mães Peregrina, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cocal do Sul (APAE), essa não é a realidade, já que além dos trabalhos manuais, as participantes também recebem cuidados com a saúde.

Medição de pressão arterial, esclarecimento de dúvidas com profissionais, e claro, um alongamento de qualidade para movimentar o corpo todo. Segundo a fisioterapeuta Debora Bastos, os exercícios que são praticados antes de alguns encontros, são uma maneira de colocar o corpo das mães em movimento. "Algumas mães ficam a maior parte do tempo em função dos filhos, da casa em funções domésticas e não param para pensar nesses exercícios básicos. Todos os alongamentos feitos no encontro, podem ser facilmente realizados em casa. O nosso corpo precisa desses alongamentos para se fortalecer e estimular. Queremos trazer o hábito de se alongar e movimentar para a vida dessas mulheres, não só aqui, mas também em casa", destaca a fisioterapeuta.

"Em alguns encontros temos música, em outros iremos preparar palestras e atividades especiais, tudo de acordo com o desejo das nossas mães e pensando na qualidade de vida delas", esclarece a psicóloga Laís Wasielevski, umas das responsáveis técnicas do projeto.

Na parte dos trabalhos artesanais, o que não falta de modo algum, é dedicação e criatividade. Crochê, costura, pintura e talento de sobra podem ser vistos em cada encontro. "Além disso tudo, as reuniões proporcionam trocas de experiências, conversas e amizade entre as mulheres", destaca Laís.

Para Ivana Guollo, que é vice-presidente da APAE, mãe de uma aluna e participante do projeto, as reuniões são tão especiais, que desde o primeiro encontro, há muitos anos atrás, ela já fazia parte. "Antes de a escola ser fundada em Cocal, eu já participava do grupo de mães da APAE de Urussanga, depois vim para cá. Além de ser uma ajuda para a APAE, é um aprendizado pra nós. Eu adoro, eu gosto de fazer parte do Clube de Mães, principalmente aqui da APAE", declara Ivana. Segundo ela, as reuniões permitem ainda, que as mães possam conversar sobre seus filhos e dividir experiências.

Os encontros são realizados todas às quartas-feiras, das 13:30h às 16h na APAE de Cocal do Sul. Para garantir a presença das mães, a instituição oferece transporte que busca e leva as mulheres até suas residências.

Vale destacar que o grupo é aberto para todas as mulheres sul-cocalenses, não só para mães de alunos da escola. "Todas que quiserem participar, seja pelo lazer, seja pelo aprendizado e troca de experiências, são bem vindas. Basta entrar em contato com a APAE de Cocal do Sul pelo fone 99642-5453", convida a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito