Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Satc participa do Congresso Brasileiro de Fertilizantes

Evento aproxima instituição das principais discussões nacionais sobre fertilidade do solo e insumos agrícolas

Por Redação Criciúma, 10/09/2025 - 12:25
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pesquisadores do Centro Tecnológico (CT) Satc participaram, pela primeira vez, do Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), em São Paulo. O evento chegou à sua 12ª edição reunindo profissionais da academia e da indústria para debater perspectivas sobre produção, uso e desafios do setor no Brasil.

Representaram a Satc os pesquisadores Beatriz Bonetti e Thiago Aquino, integrantes do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos, e Daniel Pezente, do Escritório de Projetos da Satc. Durante o congresso, eles acompanharam palestras que abordaram desde a disponibilidade de matérias-primas até o impacto do uso de fertilizantes nas principais lavouras brasileiras, considerando mudanças climáticas, perspectivas de importação e exportação, além de premiações acadêmicas para trabalhos de pós-graduação.

Para Beatriz, a participação foi essencial para compreender de perto o cenário nacional. "O Congresso é um dos principais do Brasil nessa área, porque não trata apenas de questões acadêmicas, mas também de pontos industriais. Tivemos a oportunidade de acompanhar palestras de especialistas renomados, que mostraram desde a disponibilidade de insumos até os impactos do uso dos fertilizantes nas lavouras brasileiras. Foi um momento muito rico, que reforça a importância da Satc estar inserida nesse debate", destacou.

Além do congresso, a equipe também visitou o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), onde conheceram a estrutura de pesquisa voltada à fertilidade do solo. No local, discutiram análises relacionadas à perda de nitrogênio no uso da ureia, um dos principais desafios para a eficiência dos fertilizantes. Essa troca de experiências é vista como essencial para avançar nos estudos que estão sendo conduzidos no Hub de Fertilizantes recém-implementado pela Satc.

"Foi muito importante estar no congresso e no IAC para alinharmos nossas ações às iniciativas nacionais. Estamos em um momento em que o Brasil busca reduzir a dependência externa de fertilizantes, e o nosso hub nasce justamente para mobilizar academia, indústria e governo em busca de soluções inovadoras. As conexões que fizemos nos ajudam a avançar no desenvolvimento de tecnologias que possam ser aplicadas aqui", completou o pesquisador, Thiago Aquino.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito