Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Santuário: Um lugar na Terra que já é um pedaço do céu

Em Içara, espaço de fé completa 5 anos recebendo fiéis que buscam espiritualidade, cura e libertação
Por Enio Biz Edição 22/04/2022
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus completa cinco anos neste sábado (23). Desde domingo (17) está ocorrendo a Festa da Misericórdia que seguirá até domingo (24). O complexo religioso fica na comunidade de Morro Bonito, em Içara. A inauguração ocorreu em 2017, porém, houveram muitos desafios, trabalho e persistência.

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

O reitor do Santuário, Padre Antônio Vander, lembra que a construção do complexo sempre foi um desejo do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

"O Santuário vem da memória do nosso bispo, da sua consciência. Ele sempre teve o desejo de construir um Santuário. Quando chegou aqui, a nossa Diocese pertencia a Tubarão, onde o Sagrado Coração de Jesus era muito venerado em Gravatal. Hoje, com a criação da Diocese de Criciúma, ficamos sem um espaço celebrativo sem homenagear o Sagrado Coração de Jesus. E quando Dom Jacinto assumiu e tomou posse da Diocese, o apostolado entregou um quadro do coração de Jesus à ele, e pediu que a nossa Diocese tivesse um Santuário. E aquilo mexeu muito com ele", revela.

O bispo diocesano começou a procurar lugares onde pudesse ser construído um Santuário. No município de Urussanga havia um terreno à disposição, porém, Içara foi o local escolhido. 

"O empresário Zefiro Giassi e a esposa tinham ofertado esse terreno, que são 3,5 hectares para a igreja, caso quisesse deixar algo para a posteridade. Nessa ocasião, Dom Jacinto escolheu aqui. Era para ser em Urussanga, pois tinha um terreno que o Sr. Arnaldo Bez Batti havia oferecido, mas Dom Jacinto achou por bem aqui, pois já ficava perto da BR-101, e assim ele me pediu para vir para a Içara para construir o Santuário. Em abril de 2013, recebi as escrituras em mãos. O Zefiro disse que daria o terreno, mas somente quando soubesse que iríamos construir. Com os projetos prontos, fui até o Zefiro e disse que poderia me dar a escritura porque o Santuário será construído. Fiz todo o processo, escrituramos tudo no nome da Diocese de Criciúma, e um ano depois, em abril de 2014, foi fincado a primeira estaca de um total de 308. A primeira estaca foi fincada com 14 metros de profundidade para começar a fundação", informa o reitor.

Anteriormente ao início das obras, uma estrada foi aberta. A via, hoje, está asfaltada. "Fizemos o aterro onde seria construído o Santuário. Começamos todo o projeto, formação de equipe, formação de engenheiros, arquitetos, todos para nos ajudar. Conseguimos tudo gratuitamente, desde o projeto arquitetônico, elétrico, hidrosanitário, estrutural, tudo doação do povo de Deus. No dia 1º de abril de 2014 começamos a obra", pontua Padre Vander.

Do sonho dos católicos da região nasceu uma estrutura ampla e bonita
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

O recurso de R$ 300 mil foi juntado entre 2013 e 2014, porém, esse valor daria apenas para fazer a fundação. De acordo com o reitor do Santuário, foi o momento de ir atrás de doações. E deu certo.

"Quando taparam tudo e ficaram só os ferros, tinha acabado o dinheiro e o Santuário não apareceu. O que o povo iria dizer? Por isso, trabalhamos muito, indo de casa em casa, de porta em porta, de empresa em empresa, nosso povo católico colaborou de uma forma significativa para que o Santuário começasse. E três anos depois, em 2017, tivemos a inauguração do Santuário. Na mesma ocasião, foram inaugurados a Casa do Peregrino, a Casa do Reitor, a Via Sacra da Paixão, a Capela de São João Paulo II e Santa Faustina, a Praça de Nossa Senhora e a Igreja da Agonia", informa ele.

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi inaugurado no dia 23 de abril de 2017. Padre Antônio Vander continuou morando, por um período de um ano, na Paróquia São Donato, em Içara. No ano seguinte, ele começou a morar dentro do complexo.

A imponência do Santuário
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Padre Vander relembra que tudo foi um processo doloroso. "Obras são muito caras e desafiadoras. Em 2018, fizemos o acesso e todo o calçamento que liga a Igreja da Agonia até o Santuário, os acabamentos do Santuário, a pintura por fora, a colocação dos mármores por dentro do Santuário. Após a inauguração, começamos os encaminhamentos para construir o túmulo do Senhor morto. Consequentemente, veio o calçamento ao redor do Santuário, que foi outro desafio. Foram investidos 500 mil. Inclusive, eu tinha uma moto, havia ganhado de presente, e dei para fazer uma rifa para conseguirmos calçar ao redor do Santuário. Passado esse tempo, fizemos o Caminho das Promessas. Ficou tudo pronto, e no ano seguinte, teve a construção do auditório para 800 pessoas. Uma obra volumosa de quase 1 milhão. Depois, tivemos o calçamento nos arredores do auditório", lembra.

E segue em obras, para melhorar ainda mais a acolhida
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Em meio a pandemia, mais desafios. "Durante esse período, construímos os sinos, o Portal, e quando estávamos terminando essas obras, demos o início da construção da Via Sacra da Ressurreição, que foi inaugurada no ano passado".

Para 2022, novos desafios foram lançados. "Para este ano, nos lançamos a um novo desafio. Vamos inaugurar o asfalto, uma obra que custou 2,5 milhões. Vamos inaugurar as calçadas ao redor do asfalto, e ainda, o estacionamento, que dará lugar a 230 carros. Iremos inaugurar o parquinho para as crianças, o letrário de boas-vindas, e estamos terminando o velário, que está sendo preparado ao lado da Capela do Senhor morto, onde os fiéis poderão acender velas. Nessa perspectiva, são várias obras que serão inauguradas agora", relata Vander.

A beleza e a fé por toda a parte
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

No dia 27 de abril de 2021, foram inauguradas a cafeteria e a loja oficial do Santuário. "Foram dois grandes presentes que recebemos. Toda a perspectiva para este ano no exterior, mas no interior do Santuário, iremos inaugurar, na parte superior, as pinturas dos Homens Bíblicos, que agiram com misericórdia, e vamos inaugurar o mosaico, na parede central, com a história da Salvação, quando tudo parte das mãos do Pai, faz o movimento cósmico, e volta para as mãos do Pai. Serão sete cenas bíblicas. Tudo isso serão inaugurados no domingo, dia 24 de abril, estaremos abençoando, pois é uma grande vitória e um grande momento".

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

O reitor do Santuário, Padre Antônio Vander, informa que mais projetos virão por aí. 

A pavimentação no acesso foi a mais recente novidade na estrutura
Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

"Iniciaremos, ainda este ano, a construção da Igreja da Reconciliação, onde ficarão os confessionários do Santuário. Construiremos a Praça das Bandeiras, onde terá a exposição das 26 bandeiras dos municípios que compõem a Diocese de Criciúma e, consequentemente, faremos um bom espaço para homenagear essas cidades. Partindo daí, teremos em seguida os desafios de futuramente construirmos a Igreja da Ressureição, que comportará um columbário. Já temos outros projetos pensados para o futuro, alinhando e organizando, e estamos trabalhando para isso", projeta.

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Os fiéis

Padre Vander recepciona muitos fiéis no Santuário, mas não há uma estimativa de quantas pessoas passam pelo local por ano. "Não temos uma estimativa de quantos passam pelo Santuário, mas são muitas pessoas, todo dia e toda hora. A todo momento, o Santuário  está sempre com pessoas. São excurssões, caravanas e ônibus. É uma presença muito significativa. O Santuário é tão jovem, apenas cinco anos. Olhando nessa perspectiva, eu penso que o Santuário ele começa a se desenvolver mais", acentua o reitor.

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Fé em meio à pandemia

O reitor do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus comenta que a pandemia revelou certas coisas que não enxergávamos. "A pandemia revelou que algumas coisas que nós igreja temos é obsoleta, que não vale a pena investir, que não vale a pena sofrer para fazer tal coisa. Nosso complexos, com salões paroquiais enormes, começamos a perceber que não é mais importante do que ter uma igreja bonita para o povo rezar. Depois, a pandemia revelou o que são as pessoas. É bem verdade que antes da pandemia o povo participava bastante. Depois, deu uma esfriada. Temos que aprender a enxergar mais, e mais profundamente, para entender que algumas coisas são fenômenos naturais da humanidade. Diante das nacessidades que vão aparecendo, o mundo vai se ajeitando. Vai respondendo as necessidades e vai tocando a vida para frente. Nossa missão, de fato, no pós-pandemia é dar o testemunho. A única forma que temos de conquistar pessoas e trazer fiéis é dar o nosso testemunho. Não é pandemia que afasta e nem lota mais, mas o que vai fazer a diferença é nosso testemunho, nossa coragem e ousadia", opina Padre Vander.

Padre Vander diz que é exerce a missão de ser padre para os tempos de hoje. "Somos padres de hoje para os tempos de hoje. Não dá para eu querer ser padre de hoje com a cabeça de 50 anos atrás. Naquela época, era um contexto, uma realidade sócio-política, cultural, religiosa, já hoje é diferente. E temos que ser padre nesse contato atual".

Padre Vander em uma das muitas celebrações / Foto: Divulgação

As graças alcançadas

Nestes cinco anos, há relatos de muitos fiéis que alcançaram uma graça no Santuário. "Muitos testemunhos. Muitas pessoas nos entregam cartinhas. Muitas que vem até a secretaria entregar pernas mecânicas, roupas ou algum objeto que estão ligados a alguma promessa que fizeram aqui.É significativo o número de pessoas que hoje passam pelo Santuário pagando promessas e agradecendo a Deus por aquilo que alcançaram nesse espaço sagrado. São vários testemunhos que eu poderia mencionar. Posso falar no quanto o Santuário, nesses cinco anos, tem ajudado a mudar a vida das pessoas. Tem ajudado a levantar pessoas do caos, a tirar pessoas do fundo do poço. O Santuário tem feito com que as pessoas dessem uma sacudida por dentro", revela o padre.

Missa de cura e libertação

O Santuário realiza diversas celebrações durante todas as semanas, porém, há uma que traz fiéis de diversos locais da região, do estado e de outros lugares do país: a Missa de Cura e Libertação, que ocorre todas as quartas-feiras, às 19h30m. "A missa de Cura e Libertação é o ponto mais alto do Santuário. As pessoas procuram muito e de forma especial. Todos nós precisamos ser curados, libertados, e toda missa é de cura, mas essa especificamente, nós acentuamos alguns aspectos que carecem maior ousadia do ser humano. E a missa de cura e libertação tem sido um diferencial e tem feito bem para muitas pessoas. Tem restaurado muitas vidas, muitos casamentos, e é algo que começou e, se Deus quiser, vamos continuar porque fazer o bem para o povo não tem preço. É o melhor que podemos fazer", celebra Padre Antônio Vander.

A era digital

O reitor do Santuário é adepto a modernidade e apoia as celebrações serem transmitidas pelas plataformas digitais. No caso do Santuário, as missas podem ser assistidas pelo Youtube e o Facebook. "Fantástico. Uma missa para ser transmitida por um canal de TV, por uma hora, custa de 20 a 30 mil reais. Claro que as mídias digitais não tem o alcance de uma emissora de TV. Mas, nós alcançamos aquelas pessoas que nos seguem nas redes sociais. Para nós, as mídias digitais tem sido uma mão na roda, muito bom, fantástico, e necessitamos e precisamos disso. Nós temos que estar unidos na modernidade e não podemos perder espaço. Não podemos deixar espaços vazios", enfatiza.

"Se hoje, evangelizar e transmitir as missas faz bem para muita gente que está em casa, ou hospitalizada, ou acamadas, precisamos transmitir as missas. As plataformas digitais são uma benção para a humanidade. Significa uma aproximação com tanta gente de tantos lugares do Brasil e do mundo. A igreja tem que se apropriar desses bens, dessas coisas bonitas, para evangelizar. As mídias digitais você posta uma foto, ou algum conteúdo, é uma questão de minutos para alcançar de 2 ou 3 mil pessoas. É muito significativo. Pouco tempo atrás eu gravei um vídeo e chegou a 300 mil visualizações. É, sim, um espaço privilegiado para evangelizar", finaliza o reitor do Santuário, Padre Antônio Vander.

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Convento Divina Misericórdia

O Convento fica no interior do complexo e foi construído paralelamente com o Santuário. De acordo com a Madre Rosa da Cruz, a inauguração também ocorreu no dia 23 de abril de 2017.

"O nosso carisma, das irmãs servas adoradoras da misericórdia, é levar a ação de misericórdia a todos que sofrem no corpo e na alma. A nossa alegria é saber que desde o início nosso carisma já esteve inserido no Santuário, ou seja, a presença da misericórdia esteve presente desde os primeiros momentos. Antes da fundação oficial, as irmãs já vinham para cá, morávamos em Içara, para que pudéssemos ajudar o Padre nas santas missas. Vínhamos para cá e ficávamos na Casa do Peregrino, onde fazíamos a acolhida das pessoas e já partilhando sobre o projeto que estava em desenvolvimento", informa.

A casa foi construída em um terreno doado e com doação de pessoas. "A casa que foi construída, que é o Convento, o terreno foi doado e foi construída com a doação de pessoas. Tudo que nós temos foi tudo provido de doação. Esse também é o estilo de vida das irmãs, viver da providência. Desde as coisas mais básicas do dia a dia, nós vivemos inteiramente de providência", revela a Madre.

Foto: Guilherme Hahn / Toda Sexta / Especial

Dentro do Santuário, as irmãs fazem a presença da vida religiosa, tanto na missa, quanto para os peregrinos que visitam o local. "Nos colocamos sempre à disposição, principalmente excurssões, para fazer um momento de espiritualidade. Essa tem sido a nossa missão. Caravanas que chegam, nós nos organizamos, preparamos um momento de oração para eles, a Via Sacra e todo o passeio pela estrutura do complexo do Santuário para que possam, não apenas conhecer, mas possam realizar a experiência da espiritualidade nas suas vidas", explica ela.

Quem quiser visitar o complexo e ter uma experiência vivenciada na espiritualidade deve entrar em contato com as irmãs. "Nós convidamos para que as pessoas entrem em contato com as irmãs para preparar esse momento, que não é visita, mas um momento especial de vivência na espiritualidade. Desde a Capela da Agonia, toda a Via Sacra, passando pela Capela da Misericórdia, visitando o Cristo morto, e logo teremos o velário, a Casa da Penitência, onde o Padre ainda vai edificar. As pessoas irão conhecer a mística do Santuário e as obras de misericórdia que estão lá dentro. Não será apenas compreender com a razão, mas viver um momento espiritual. Essa é a missão das irmãs. Trazer a espiritualidade para a vida do Santuário", finaliza Madre Rosa da Cruz.

Assista o convite do padre Antônio Vander para conhecer o Santuário:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito