Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina registra transplante inédito de coração e rim

Foi a primeira vez que o mesmo paciente foi submetido às duas intervenções
Por Redação Blumenau, SC, 17/09/2019 - 15:03
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina registrou mais uma marca expressiva em relação aos transplantes. No último domingo, 15, foi realizado um procedimento inédito no estado: o primeiro transplante de rim e coração em um mesmo paciente. O procedimento foi realizado no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, em uma mulher de 35 anos, que recebeu os dois órgãos no mesmo dia. 

O transplante cardíaco é considerado complexo, já que o coração tem sobrevida de quatro horas fora do corpo, o que requer rápida ação das equipes de transporte e cirurgia. Nesse caso, as aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar/Samu, por solicitação da SC Transplantes, transportaram o material necessário para o teste de compatibilidade de Florianópolis para Blumenau. Ao todo foram 35 minutos entre a coleta do material e a entrega no destino na manhã deste domingo.

Esse é o quinto transplante cardíaco realizado no Hospital Santa Isabel apenas em 2019. O transplante de rim foi feito no período da noite. Outros dois receptores, que estavam internados no Hospital Santa Isabel, receberam pâncreas, rim e fígado.

“O procedimento, que foi realizado separadamente por duas equipes do Hospital Santa Isabel, é inédito e devolveu a saúde à paciente, que aguardava na fila com problemas cardíacos e insuficiência renal”, ressalta o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade. Ele destaca que a cirurgia inédita mostra o avanço de Santa Catarina. Em 2019, a SC Transplantes completa 20 anos. “Isso mostra a maturidade do sistema estadual de transplante de órgãos no estado, que cada vez mais vem realizando procedimentos complexos para salvar a vida dos pacientes”, completa.

Recordes em 2019

Em 2019, a SC Transplantes registrou recorde na doação de órgãos em julho, com 34 doações, além do melhor desempenho já registrado em um mês de feverereiro em 20 anos, com 24 doações de múltiplos órgãos. O percentual de famílias que não autorizam a doação em Santa Catarina tem caído e atualmente é de 27,4%. A meta é chegar ao índice de 10% de rejeição. Para aqueles que querem ser um doador, basta avisar a família. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito