Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sangão quer pavimentação, mas ganha usina de reciclagem

A previsão é que o Centro de Reciclagem de Resíduos Sólidos Limpos de Criciúma comece a funcionar em março de 2020
Por Amanda Farias Criciúma, 05/08/2019 - 11:15
Fotos: Amanda Farias / 4oito
Fotos: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A comunidade do Bairro Sangão está preocupada com a chegada de mais uma estrutura para tratar do lixo, o Centro de Reciclagem de Resíduos Sólidos Limpos de Criciúma, já que por enquanto ainda não uma posição sobre cronograma de obras de pavimentação das ruas. Lembrando que o bairro foi duramente castigado pelas chuvas no mês de maio, e desde então, a população fica apreensiva toda vez que chove e as ruas continuam em péssimas condições.

O Bairro Sangão foi escolhido para receber o Centro de Reciclagem de Resíduos Sólidos Limpos de Criciúma pois já existe um galpão onde funciona uma cooperativa de reciclagem, cujos serviços estão paralisados desde que o local foi atingido por um incêndio. De acordo com a secretária municipal de infraestrutura do município, Katia Smielevski, o local será próximo da Usina de Asfalto. A previsão é de que a estrutura seja entregue em março do próximo ano, com investimentos de R$ 1,7 milhão, sendo que as obras já iniciaram.

“É um trabalho importante, porque reduz a deposição do lixo e dos resíduos que o município paga para a Rac Saneamento, e vai funcionar ali, neste mesmo galpão, o Ecoponto, pois hoje o local onde está o Ecoponto é alugado, então vamos sair do aluguel e construir junto com a usina de reciclagem”, destaca a secretária. Ela acrescenta que o local também irá atender as cooperativas de reciclagem.   

Comunidade pede diálogo

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sangão, Diego Selau, afirma que a comunidade foi pega de surpresa com a notícia do novo Centro de Reciclagem de Resíduos Sólidos Limpos, e que ficaram sabendo por meio das redes sociais. “Acabou gerando uma surpresa, nada agradável, pois a nossa reivindicação não foi atendida, em relação à pavimentação das ruas, algo que ainda aguardamos uma resposta, que até agora não veio”, comenta.

Desde as chuvas que atingiram o bairro em maio, a comunidade vem reivindicando que a Prefeitura pavimente as ruas, que atualmente se encontram em condições precárias. “Além de a reposta não vir, fomos surpreendidos com essa novidade da usina do lixo. O que a gente espera é que haja diálogo, precisam ouvir a comunidade”, ressalta. A comunidade irá se reunir em assembleia para tratar deste assunto, em até 20 dias.

Diego lembra que uma situação parecida já aconteceu, com a Usina de Asfalto, visto que a comunidade aguardava por uma audiência pública para tratar do assunto e, atualmente, a Usina está funcionando normalmente, mais uma vez sem diálogo com a comunidade.

“Nos últimos dias nós fizemos desassoreamento do rio, uma parte dos afluentes do Rio Sangão, continuamos com uma máquina de haste alongada naquela região, fazendo melhorias, limpando as valas, e em seguida faremos a pavimentação de algumas ruas”, salienta a secretária municipal de infraestrutura. No entanto, não há previsão de início das obras de pavimentação. 

Confira a entrevista no podcast:


 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito