Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sancionada lei com emenda do deputado federal Ricardo Guidi que garante continuidade do Setor Carbonífero até 2040

A proposta do parlamentar criará um programa de Transição Energética Justa (TEJ), pioneiro no Brasil
Por Redação Criciúma, 06/01/2022 - 06:44 Atualizado em 06/01/2022 - 06:44
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Setor Carbonífero no Sul de Santa Catarina inicia o ano com uma excelente notícia: a sanção da Lei Nº 14.299, neste dia 5 de janeiro de 2022, que conta com a emenda do deputado federal Ricardo Guidi, garantindo a continuidade da atividade do carvão até 2040, anteriormente garantida somente até 2027.

A proposta de Guidi é pioneira no Brasil, criando o programa de Transição Energética Justa (TEJ), para a exploração do carvão de forma responsável e sustentável. “É uma conquista pela qual estamos trabalhando há muitos anos e temos certeza do quanto irá beneficiar muitas pessoas. Com essa emenda conseguimos assegurar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, garantir a movimentação econômica de R$6 bilhões/ano em 15 municípios da região, além da recuperação ambiental de áreas degradadas no passado”, colocou Guidi

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan comemorou mais essa vitória. “Essa lei passa previsibilidade e tranquilidade aos trabalhadores da cadeia produtiva do carvão e quem dela depende, criando condições para atrair novos investimentos para uma economia de baixo carbono no estado”, frisou. 

Aprovado no Congresso Nacional, em dezembro do ano passado, o projeto inicial é de autoria do senador Esperidião Amin e teve relatoria na Câmara Federal da deputada Geovania de Sá.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito