Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba quais as regiões podem ser mais afetadas pelas chuvas no Sul

Defesa Civil está em alerta e monitoramento
Geórgia Gava e Stefanie Machado Criciúma, SC, 09/08/2022 - 13:30
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O alerta, desde a semana passada, traz atenção à população sobre o volume de chuvas que está previsto para o Sul de Santa Catarina. Entre esta terça e quinta-feira, a precipitação indica até 150 milímetros devido à formação de um ciclone extratropical. Por isso, os órgãos de segurança estão monitorando os principais pontos de risco na região. 

“No domingo se concretizou a chuva persistente e em alto volume que, entre hoje e quinta-feira, vai ser significativo no acumulado. Isso vai trazer à população uma situação de risco, principalmente, em dois casos: quem vive nas áreas ribeirinhas e em baixas da planície em torno dos rios Criciúma, Urussanga, Mãe Luzia, Sangão, Araranguá, e em Meleiro até Praia Grande. E, também, Tubarão e Orleans até o litoral", alerta o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. 

A população que vive nestas áreas deve ter atenção redobrada, principalmente, com o aumento do nível dos rios. "Se houver sinais, acionar a Defesa Civil pelo 199, ou para quem não tem, chamar o Corpo de Bombeiros no 193, a Polícia Militar no 190, Polícia Civil no 191, para que o órgão possa prestar socorro imediato", comenta Da Silveira.

Nas encostas de morros, o risco também é iminente. "Deve-se prestar muita atenção na inclinação de árvores e postes, água descendo com lama, rachaduras ou alguma rocha que se deslocou. Isso é sinal de movimentação do terreno e pode trazer transtornos, como deslizamentos e até matando pessoas", acrescenta o coordenador regional da Defesa Civil. 

Segundo Da Silveira, não há risco de eventos com relação a ventos. "A atualização de hoje mostrou que aqui no Extremo Sul, a intensidade diminui e se concentra mais na região de Tubarão, Imbituba e Florianópolis, até o Norte. Para nós, a preocupação são com as inundações, alagamentos e deslizamentos", comenta. 

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito