Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba a diferença entre os tipos do câncer de pele, que atingem 180 mil por ano

Exposição aos raios solares é o principal causador da doença
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 12/12/2017 - 20:32
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O câncer de pele é o mais comum no Brasil, registrando mais de 180 mil novos casos a cada ano. Seus primeiros sinais indicam manchas na pele, e um dermatologista deve ser consultado, para verificar a situação do problema. Esse tipo de câncer é dividido em três categorias mais comuns.

O mais frequente deles, denominado Carcinoma Basocelular, é responsável por 70% dos casos. As pessoas de pele clara são as mais atingidas, com manchas principalmente em áreas do corpo que pegam sol. Ele cresce devagar, mas com o passar do tempo e a falta de tratamento, pode chegar até mesmo aos ossos. A melhor forma de tratar o Carcinoma Basocelular é através da cirurgia, com a retirada total do local atingido.

Outro tipo bastante comum é o Carcinoma Espinocelular, que atinge mais homens do que mulheres. Seu crescimento é rápido, gerando uma espécie de casca na pele. Pode surgir devido a exposição a luz solar, mas também por meio de feridas não tratadas. Evitar o consumo de produtos tóxicos, como o cigarro, reduz as possibilidades de tornar-se portador de Carcinoma Espinocelular.

A outra modalidade de câncer é o Melanoma, considerado o mais perigoso dos três. A mancha que causa na pele pode ter diferentes cores, como azul, vermelha ou branca, entre outras. Aparece principalmente nas pessoas com pele extremamente clara, as queimaduras também podem originar o Melanoma. Se não diagnosticado rapidamente, pode levar até mesmo a morte.

A melhor forma de se prevenir em relação ao câncer de pele é utilizar o protetor solar. As pessoas com mais de 40 anos, mas principalmente após os 60, devem tomar ainda mais precauções, como evitar exposição nos horários em que o sol é mais forte, entre às 11h e 17h, considerando o horário de verão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito