Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sábado é dia de pedágio pela luta contra a AIDS

Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac) destinará o valor arrecada para manutenção da instituição e outras ações
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 29/11/2019 - 16:42 Atualizado em 29/11/2019 - 17:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma, de acordo com o Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha), conta 3.423 casos de HIV/AIDS notificados até setembro de 2019. A principal faixa etária é de predomínio entre 19 a 39 anos. A cidade ainda conta com o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac), que atua em ações de assistência a pessoas e familiares que são portadoras. Neste sábado, 30, ocorre na Avenida Centenário a primeira edição de um pedágio beneficente  em prol do Gapac. 

Os recursos adquiridos serão destinados para a manutenção das ações da instituição e também para a compra de cestas básicas para as famílias atendidas pela organização.

Os voluntários estarão divididos em dois pontos da Avenida Centenário: no cruzamento com a rua Joaquim Nabuco e no cruzamento com a Marechal Deodoro da Fonseca. "É uma ação fundamental. Como a situação econômica do país não está tão boa, as doações baixaram e para nós mantermos as doações e ações esse pedágio é essencial", explica a assistente social do Gapac, Anne Schmitz. 

A instituição atua há 25 anos em Criciúma, dando assistência à pessoas vivendo ou convivendo com AIDS ou HIV, pessoas em vulnerabilidade social, preconceito ou descriminação e mulheres. O órgão realiza ações e atividades de conscientização, rodas de conversa, palestras e também ajuda as pessoas atendidas por eles. Aproximadamente 500 pessoas já foram atendidas pelo Gapac. 

Criciúma vai receber autoteste de HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha) inicia a partir da próxima semana autotestes gratuitos para a população de Criciúma. Os autotestes serão direcionados para a população ‘chave’, ou seja, um grupo de pessoas que são suscetíveis a ter HIV.

Além disso, Criciúma participa da campanha Dezembro Vermelho, que conta com uma programação recheada de atividades. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito