Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sábado de vacinação contra o sarampo em Cricúma

44 pontos de atendimento estarão abertos entre as 8h e 17h; crianças são o público alvo
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 16/10/2019 - 16:03 Atualizado em 16/10/2019 - 16:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está em vigor desde o dia 7 de outubro a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que vai até o dia 25 deste mês. Em Criciúma, são esperadas 4,6 mil crianças, da faixa etária entre seis meses e menos de cinco anos. O público alvo foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, com base em dados de risco de contração da doença. No próximo sábado, 19, será o Dia D, com atendimento nas 44 unidades de saúde com pontos de vacinação. 

Trata-se de uma campanha seletiva, ou seja, destinada àquelas pessoas que não receberam as duas doses de imunização contra o sarampo, necessárias na faixa etária entre seis meses e 29 anos de idade. Dos 30 aos 49 anos, apenas uma dose é necessária para a imunização, que dura até o resto da vida.

No Sul catarinense, nenhum caso de sarampo foi notificado neste ano. Porém, em todo o Estado, foram 34 registros da doença, segundo boletim divulgado pelo Dive no começo de outubro. Os recentes surtos em algumas localidades no país ligaram o alerta no ministério, que lançou a campanha. 

Em Criciúma são 5 mil doses da  vacina. Mesmo com o público alvo sendo as crianças, qualquer pessoa entre seis meses e 49 anos que não esteja imunizada poderá receber a vacina. Para quem ainda não recebeu nenhuma dose, o intervalo mínimo entre uma e outra é de 30 dias. 

Até o momento, 1,5 mil crianças estiveram nas unidades de atendimento e foram aplicadas 237 doses desde o dia 7. “Não é um número baixo. Temos que ter um olhar diferenciado neste momento. Das crianças que compareceram, identificamos que apenas essas 237 não estavam com a imunização em dia, seja por atraso ou por recém ter atingido a idade para a vacina", justifica a  técnica de enfermagem do setor de imunização da secretaria da Saúde de Criciúma, Kelli Barp Zanette.

No sábado, Dia D da imunização nacional, os pontos de vacinação do município estarão abertos, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 200 funcionários da prefeitura estão mobilizados para o atendimento ao público.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito