A 177ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens levou uma multidão, nesse final de semana ao centro de Araranguá, consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos de Santa Catarina. Com a data principal caindo em um domingo (04), o fluxo de devotos foi ainda mais intenso, movimentando hotéis, lotando estacionamentos e concentrando milhares de peregrinos diante do Santuário da padroeira mais antiga da Diocese de Criciúma.
As festividades começaram meses antes, mas os dias especiais ficam reservados entre 03 e 04 de maio. “No dia 03 acontece a coroação de Nossa Senhora. Esse é um dos momentos mais emocionantes. Neste ano, devido a quantidade de fiéis e com condições climáticas favoráveis, o evento foi ao ar livre”, destacou o pároco e reitor do Santuário, Pe. Jonas Emerim Velho.
O Menino Jesus e Nossa Senhora Mãe dos Homens foram coroados depois de uma caravana pelas ruas de Araranguá. Fogos luminosos, sem ruídos, iluminaram a torre do Santuário após a coroa ser colocada na imagem.
Procissão
A manhã começou com missas especiais para romeiros às 6h e às 8h. Às 10h houve a Missa Solene em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach.
O ponto alto do dia 04 de maio é sem dúvida a procissão com a imagem histórica da padroeira, após a Santa Missa de Consagração das Crianças, presidida pelo pároco da Paróquia Sagrada Família, Matheus Réus, a Mãe dos Homens seguiu pela Avenida Sete de Setembro, a principal da cidade, até o “Relógio do Sol”, no bairro Cidade Alta, e retornou pela mesma avenida.
Ao voltar para sua casa, no Santuário, ela foi recepcionada por um helicóptero que a homenageou com pétalas de rosas. Fechando mais uma tradição centenária na Cidade das Avenidas.