Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Roda de Conversa debate atuação junto a crianças e adolescentes na Amesc

Encontro reuniu lideranças do Extremo Sul Catarinense
Por Redação Araranguá, SC, 26/06/2022 - 18:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) promoveu uma roda de conversa sobre atribuições, atuação, funcionamento e vinculação da estrutura orgânica do Poder Executivo do Conselho Tutelar. 

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio à infância e Juventude do Ministério Público de SC, Dr. João Luiz De Carvalho Botega, realizou uma palestra antes de abrir os debates.

O profissional enfatizou a importância da valorização do conselheiro tutelar conforme preconiza a lei, mas que estes também esteja tecnicamente preparado para atender a função. “Não compete amadorismo para atender a criança e ao adolescente. A lei embasa que são prioridades diante de outras ações”, observou.

O presidente da Amesc, prefeito de Timbé do Sul, observou a missão das administrações em fazer gestão, sendo importante debates como o ocorridos na roda de conversa para haver mais qualificação no embasamento.

A assessora em Políticas Públicas da Amesc, a assistente social Rosangela Paulino Alexandrino, descreve que foram convidados para a ação os prefeitos, e secretárias(os) de Assistência Social, Saúde, Educação, chefes de gabinetes; assistente sociais, psicólogos, Conselheiros Tutelares, representantes dos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente (CMDACA) e demais convidados.

A Amesc, enquanto órgão representativo dos 15 municípios da região, entidade que atua nas políticas sociais, entre elas dos Direitos da Criança e do Adolescente, entende o quanto é importante o trabalho integrado na rede e com os demais órgãos que compõe o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente.

Houve necessidade de realizar esta Roda de Conversa com a rede de atendimento com o objetivo de proporcionar aos municípios que compõe a AMESC a educação permanente , buscando garantir a atuação deste sistema na proteção de crianças e adolescentes, a partir da qualificação dos profissionais da rede de atendimento e de direitos, no que se refere ao seu trabalho e na operacionalização do atendimento de crianças e adolescentes.

Para a coordenadora do CREAS de Araranguá e presidente do Colegiado Regional de Assistência Social da AMESC, Tais Coelho, o evento cumpriu com seu objetivo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito