Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rio Deserto recebe Certificado de Responsabilidade Social da Alesc

É a 10ª vez que a empresa recebe a honraria
Por Redação Florianópolis, SC, 07/12/2021 - 15:30 Atualizado em 07/12/2021 - 15:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rio Deserto foi contemplada, pela 10ª vez, com o Certificado de Responsabilidade Social promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O reconhecimento reafirma o compromisso da empresa com o Sul Catarinense, tendo em vista a responsabilidade socioambiental incluída nas políticas de gestão. A cerimônia aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 6, no Plenário Deputado Osni Régis, na Alesc, em Florianópolis.

O gerente administrativo da Rio Deserto, Edvaldo Apolinário, que participou do evento, afirma que a certificação é de grande importância e gera oxigenação para a continuidade do setor produtivo da empresa no alcance dos objetivos econômicos, com muita responsabilidade junto ao meio social. "Mostra o engajamento de todos que, direta e indiretamente, contribuem para o desenvolvimento sustentável, estabelecido no planejamento estratégico", disse.

Para um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, a conquista também reforça o compromisso do setor carbonífero com o desenvolvimento da região e revela o alinhamento das práticas de gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cooperando para um futuro socialmente justo e ambientalmente correto.  "A transparência, a sustentabilidade e a inovação são fatores que garantiram o reconhecimento à empresa", sublinha.

Transparência nas informações e ações socioambientais

Para a conquista do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, a Rio Deserto comprovou a realização de ações socioambientais, por meio de dados e da apresentação do Relatório de Sustentabilidade relacionado ao ano de 2020.

A apresentação do engajamento da empresa com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as ações relacionadas à pandemia Covid-19 (prevenção nas unidades, acompanhamento dos colaboradores e familiares, bem como o apoio ao meio social) também foram fundamentais para a conquista.

A Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina está na 11ª edição, sendo promovida pelo Parlamento Catarinense e entidades parceiras desde 2011. O reconhecimento destaca as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense que apresentam o balanço social, promovendo a transparência nas relações institucionais e o comprometimento com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina.

Na última semana, Rio Deserto também recebeu Selo de Sustentabilidade da Acic

As iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social também garantiram à Rio Deserto, na última quinta-feira, 2 de dezembro, a renovação, por mais dois anos, do Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental, concedido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Núcleo de Meio Ambiente da entidade.

A coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, engenheira ambiental Émilin de Jesus Casagrande de Souza, explica que o selo é uma forma de valorizar as empresas que praticam ações ambientais, sociais e de governança. "O objetivo é motivar mais empresas, e toda a comunidade, a promoverem cada vez mais ações positivas tendo em vista o desenvolvimento sustentável", afirma.

Para o assessor financeiro da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette, a renovação do selo confirma a contribuição da empresa com as questões consideradas de interesse coletivo e social. "Demonstra o envolvimento com a sustentabilidade e o zelo em manter a operação dos negócios em conformidade com as legislações, normas e regulamentos aplicáveis", afirma.

Para a conquista do selo, no ano passado, a Rio Deserto disponibilizou documentos e apresentou ações e projetos inovadores, comprovando a atuação sustentável. Visitas também foram realizadas nas unidades da empresa com o intuito de conhecer pessoalmente as práticas ambientais e sociais realizadas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito