Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rincão pode ter fonte de água termal

Beto Moyses conta que existe uma perfuração feita pela Petrobras, com 500 metros de profundidade
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 28/01/2020 - 14:24 Atualizado em 28/01/2020 - 14:26
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na década de 1970 a Petrobras realizou perfurações pelo Brasil em busca de regiões com petróleo. No Balneário Rincão foi feito um buraco com profundidade de meio quilômetro, de onde brota água quente. Segundo Beto Moyses, o local poderá ser transformado em um hotel, já que essa água tem propriedades medicinais, embora ainda não seja comprovado.

“Existem dois buracos desses, que foram feitos pela Petrobras em 1978 ou 1979, chegando até 500 metros, eles não descobriram petróleo e nem gás”, contou o membro do Grupo de Voluntário do Balneário Rincão (VDBR). “Essa água sai a 37ºC e tem um efeito medicinal muito bom, para quem tem reumatismo. Com uma imersão por dia é bom, com duas fica ótimo, não ultrapassando os 20 minutos”, completou.

A busca aconteceu também em outros pontos de Santa Catarina, inclusive no planalto serrano. Beto conversou com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin e com o prefeito do Rincão, Jairo Custódio, para buscarem alguém interessado em investir no espaço que fica na Zona Sul, próximo aos containers da Polícia Militar (PM).

“A Petrobras foi embora e deixou um registro, eles concretam uma base de 50 centímetros de concreto, essa água tem enxofre. Com dois metros ao redor do cano, não nasce nada de mato”, disse Moyses. De acordo com ele, quem ficar interessado pelo projeto terá que contratar um bioquímico e outros profissionais para analisarem as condições de água.

Um exemplo que vem do Morro dos Conventos

Existe uma fonte de água termal salgada no Morro dos Conventos, em Araranguá, inclusive com um restaurante. Beto Moyses diz que o solo pertence ao município e que é possível fazer este investimento, só é necessário de uma licença para limpar os canos. O único porém: ainda não existe comprovação de que a água realmente é medicinal.

“Não temos essa informação ainda, mas já vem sendo usada em Araranguá, temos o Paiquerê, tem a mesma perfuração que foi feita aqui, tem a mesma água encontrada aqui, e lá temos um restaurante e uma pousada aberta ao público. Qualquer um pode entrar naquela piscina por 20 minutos”, frisou o entusiasta.

Tags: água termal

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito