Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Restam poucas doses para vacinação contra a gripe em Içara

Liberação à toda a população, por parte do Ministério da Saúde, é referente às doses que já estão nas unidades de saúde
Por Redação Içara, SC, 31/05/2019 - 15:21 Atualizado em 31/05/2019 - 15:35
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza chega ao fim nesta sexta-feira, dia 31. Grande parte dos municípios brasileiros não atingiram a meta, de 90%, e por isso, houve a liberação do Ministério da Saúde de realizar as vacinas restantes em toda a população. Em Içara, 81,4% do grupo prioritário foi vacinado e, por isso, restam poucas vacinas nas unidades.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, a preocupação é atingir a meta estabelecida. "Trabalhamos com nossas equipes através de dia D, horários estendidos e busca ativa com as agentes comunitárias de saúde para alcançar as pessoas dos grupos prioritários. Colocaremos o restante das doses à população a partir de segunda-feira, enquanto durarem os estoques", explicou. 

A secretária reforça ainda, que a população ainda tem algumas dúvidas em relação a vacina. "Percebemos o aumento significativo anti-vacina e por conta de fake news, muitos não tem o devido conhecimento da gravidade da situação e das consequências que as doenças podem trazer", lamentou.

Do total de vacinas, a grande maioria será destinada as crianças e gestantes, por conta da segunda dose da vacina. "É importante que os pais fiquem atentos aos prazos para que fiquem protegidos e façam a segunda dose", comentou  a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Matté. 

Ao todo, são 13.660 que o município deve realizar a vacina, sendo que aproximadamente 2.000 destes, entre crianças e idosos, pertencem a Balneário Rincão. Esse somatório acontece pois abrange informações do Censo, realizado a última vez em 2010, quando o município praiano pertencia a Içara.

Atualmente, o município registra 80% do grupo prioritário vacinado. "Podem acontecer reações adversas, mas não chegam perto do desenvolvimento da doença, embora muitos confundam que se tratam da influenza", completou Laura.

As vacinas que ainda restam no município, podem ser encontradas nas Unidades de Saúde.  "Sem a vacina, principalmente no inverno, as pessoas costumam ter mais infecções respiratórias, podendo ter diferentes tipos de vírus e ficarem expostas a diferentes vírus", finalizou a enfermeira. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito