Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Representante de ONG internacional explica como acabar com os testes em animais

Empresas de cosméticos utilizam cobaias para evitar custos com outros procedimentos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 15/01/2018 - 13:57 Atualizado em 15/01/2018 - 13:59
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A preocupação com o meio-ambiente está cada vez maior, envolvendo a fauna e a flora. No mundo inteiro surgem movimentos visando evitar a utilização de animais em testes de produtos, principalmente cosméticos. A Organização Não Governamental (ONG) Cruelty-Free Internacional regula e certifica os laboratórios e companhias que não utilizam cobaias no Brasil.

O certificado é atribuído através de um coelhinho estampado no rótulo dos produtos. “No Brasil, procedimentos como este ainda são muito comuns. Na União Europeia, uma ONG conseguiu acabar com o uso de animais domésticos em testes”, explicou o biólogo e representante da Cruelty-Free, Frank Alarcón.

A ONG luta pela criação de leis que evitem a utilização de animais para testar produtos. A ideia é preservar não apenas cães e gatos, mas todas as espécies de animais, como ratos, coelhos e macacos. Segundo Alarcón, as empresas podem até dizer em seus rótulos que não utilizam testes em animais, mas para ser verdadeiro, é necessário uma auditoria, realizada pela Cruelty-Free.

“Eu diria que a maioria dos produtos cosméticos são testados em animais. Isso porque a ANVISA cobra testes, e os empresariados preferem o que é mais barato, utilizando animais. Ainda não estão acostumados aos métodos alternativos”, afirmou.

Uma forma de atingir o objetivo, de acordo com o biólogo, seria os clientes avisarem as empresas que não pretendem comprar produtos que foram testados em animais, ou mesmo deixar de comprar os produtos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito