Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Renato Matos e as suas colunas no Portal 4oito

Referência nas pequisas do coronavírus, Renato conta com larga experiência como médico pneumologista
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 10/07/2020 - 09:08 Atualizado em 10/07/2020 - 09:30
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A mais recente novidade no Portal 4oito é um novo colunista com um blog diretamente volta para a saúde. O pneumologista de longa data e que atualmente é referência em questões da pandemia do novo coronavírus, Renato Matos, agora integra o grupo de colunistas do portal. 

Renato Matos já estreiou nesta quarta-feira, 8, com o texto Fórmula 1, testes Covid e sua empresa. Ou sua família. "Eu tive uma experiência há umas semanas com um amigo meu, pois tinha passada pela seguinte situação: ela é de outra cidade e tinha uma empresa. Os funcionárias começaram a apresentar sintomas de coronavírus e alguém indicou à ela que fizesse aqueles testes rápidos sorológicos. Mas esses exames só apresentam o resultado efetivo depois de uns 7 ou 10 dias dos sintomas. Então ela fez em todos os funcionários e todos deram negativo. No final da história, morreram dentro desse empreendimento duas pessoas", explica. 

Esse momento foi um dos "starts" para o doutor Renato, que busca explicar e apresentar essas informações básicas sobre a doença que todas as pessoas poderiam saber. "Então nós temos que passar essas informações. Vamos chamar a atenção do que estamos vivendo hoje. De uma forma não politizada. Vamos falar com embasamento científico e se me perguntarem de onde eu tirei vou apresentar referências", comenta. 

Conforme o pneumologista, não é hora de se omitir e sim informar a sociedade sobre a situação que estamos passando com a doença. "Uma omissão nessa hora maluca que estamos vivendo e que ninguém consegue achar algo que modifique o curso dessa doença. Que nós tenhamos que ficar meses sem encontrar os amigos ou usar máscaras parece uma coisa impensável, mas ocorreu e está ocorrendo", enfatizou. 

Segundo Renato, a experiência diária do médico é uma experiência que todos estamos vivendo de maneira ampliada diariamente. "Felizmente a maioria parte da emprensa está informando e trazendo informação transparente", conclui. 
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito