Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede de Vizinhos: Mais de 15,6 mil residências conectadas

Em Criciúma, cada rua tem seu grupo de WhatsApp com a PM para agilizar a segurança. São 233 redes em cinco municípios
Por Redação Criciúma, SC, 17/06/2020 - 15:44 Atualizado em 17/06/2020 - 15:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aproximar a sociedade e intensificar a proteção nos bairros. Este é o objetivo da Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina. Atualmente, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) atende mais de 15,6 mil residências, totalizando 233 redes nas cidades de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.

Em Criciúma, a Rede de Vizinhos é dividida por ruas, onde cada rua possui um grupo no aplicativo WhatsApp com um policial militar responsável pela organização. No grupo, os participantes possuem regras como a proibição de mensagens não relacionadas à segurança.

De acordo com o comandante da 3ª companhia, capitão PM Daniel Comerlatto, o principal intuito é unir as pessoas. “Serve com uma aliada na organização das informações sobre situações envolvendo segurança pública”, ressalta. “Ali no grupo as pessoas podem alertar para um possível crime, como um indivíduo ou um veículo em atitude suspeita”, destacou.

Segundo o comandante do setor do Rio Maina, sargento PM Alexandre da Rosa, as reuniões com a comunidade variam de setor para setor. “Podemos realizar encontro bimestral, trimestral, para conversar sobre o programa naquele local e nos mantermos sempre informados”, enfatizou.

Para participar da Rede de Vizinhos do 9º BPM é necessário procurar o comandante da sua região, ou então realizar a solicitação pelo aplicativo PMSC Cidadão, informando os seguintes dados:  nome completo, RG e CPF, nome da rua, número da casa e o bairro em que reside. Após consulta efetuada pela Polícia Militar, a pessoa é adicionada na rede mais próxima, caso o nome seja liberado.

Aplicativo PMSC Cidadão

Disponível para Smartphones com a plataforma Android e IOS, o aplicativo PMSC Cidadão serve para aproximar e facilitar o atendimento de ocorrências. Nele é possível acionar o 190, telefone para emergências da Polícia Militar, além de possuir a ferramenta “Botão do Pânico”, para violência doméstica.

“Ele surge para agregar e ajudar o atendimento dos militares. Ao acionar a Polícia Militar é possível enviar áudio, fotos e vídeos da situação emergencial em que o cidadão se encontra”, ressaltou o comandante da 3ª companhia, capitão PM Daniel Comerlatto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito