Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Receita espera 65 mil declarações do Imposto de Renda em Criciúma (ÁUDIO)

Prazo para entrega da documentação encerra nesta quarta-feira (31)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 31/05/2023 - 10:45 Atualizado em 31/05/2023 - 12:37
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Criciúma, a Receita Federal espera receber cerca de 65 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Até agora, 63 mil foram entregues. O prazo para declarar encerra nesta quarta-feira (31), data em que o primeiro lote de restituição começa a ser pago aos contribuintes. 

"A declaração do Imposto de Renda não é uma opção e, sim, uma condição. Não fazê-la, automaticante, gera a suspensão do CPF. Os contribuintes que estão em condições de apresentar, ou seja, que receberam rendimentos acima de R$28 mil, aplicaram no mercado financeiro e têm patrimônio acima de R$ 300 mil, estão obrigados a declarar", afirma Rudimar Mariano, agente da Receita Federal em Criciúma. 

[o texto continua após o áudio]

Ouça a entrevista completa com Rudimar Mariano:

No Brasil, o órgão espera receber 38,5 milhões de declarações. "A nossa dica é muito simples: juntar as informações, baixar o programa e fazer", comenta. "Esse ano, a Receita Federal melhorou, ainda mais, a declaração pré-preenchida, então, ela já traz em seu escopo, basicamente, todas as informações que o contribuinte precisa", detalha o agente. 

Em 2022, no município de Criciúma, esperava-se pouco mais de 57 mil declarações. O número aumentou cerca de 14% em comparação com 2023. "Como a tabela do Imposto de Renda não tem aumentado nos últimos anos, a tendência é que mais contribuintes apresentem ano após ano", finaliza Mariano. 

Primeiro lote começa a ser pago nesta quarta

O primeiro lote, que começa a ser pago nesta quarta-feira, inclui idosos acima de 80 anos; pessoas com deficiência; professores; e aqueles que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição. Se houver empate nos critérios, quem entregou até 10 de maio ganha prioridade.

As restituições do Imposto de Renda serão divididas em cinco lotes, confira:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito