O piloto do balão que caiu, na manhã desse sábado, em Praia Grande, no extremo Sul catarinense, causando a morte de oito pessoas, está extremamente abalado e teria cumprido todas as normas de segurança previstas para esse tipo de operação. A informação é do advogado da empresa Sobrevoar, Clovis Scheffer, que representa a operadora responsável pelo passeio em que o piloto também é um dos sócios proprietários. “O piloto é um trabalhador como qualquer outro. É uma pessoa séria, que sempre procurou fazer o melhor nos seus voos. Teve hoje esse incidente e está extremamente abalado”, declarou o advogado.
A aeronave usada tinha capacidade para 24 pessoas e transportava 20 no momento da decolagem. Segundo Scheffer, outro balão da empresa, com capacidade para 10 passageiros, também realizou voo na mesma manhã. Conforme Scheffer, a operação do voo que caiu foi transferida para outro ponto de decolagem em busca de condições mais seguras de vento. “O voo estava normal até o surgimento do foco de incêndio. Não havia qualquer anormalidade. O vento era propício, tanto é que outros balões também levantaram voo”, afirmou.
Experiência em voos
De acordo com o advogado, o piloto tem mais de três anos de experiência e acumula mais de 700 horas de voo. “Ele possui todas as licenças exigidas pela Anac. Sempre procurou estar apto a voar”, disse. A empresa atua na região há cerca de cinco anos.
Scheffer também negou que os voos com passageiros contrariem normas da aviação. “Não existe uma legislação própria para isso, mas há normativas, e todas eram seguidas pela empresa e pelo piloto. O voo com passageiros estava totalmente legal”, garantiu.
Em respeito às vítimas e seus familiares, a empresa suspendeu as operações por tempo indeterminado. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. A Sobrevoar afirma que está à disposição das autoridades e das famílias envolvidas.
Saiba mais em:
Queda de balão: Polícia Civil já trabalha linha principal de investigação
Tragédia em Praia Grande: Governo de SC decreta luto oficial de três dias
Saiba quem são os mortos na queda do balão em Praia Grande
Polícia Civil divulga lista de passageiros e vítimas de queda de balão; Mortos são de SC e RS
[Vídeo] Queda de balão deixa vários mortos em Praia Grande
Praia Grande: oito pessoas morreram em queda de balão
Praia Grande: Novas imagens mostram desespero em queda de balão
Praia Grande: "Estamos de luto", diz Jorginho Mello
Empresa se manifesta sobre queda de balão em Praia Grande
Praia Grande: Lula manifesta solidariedade a vítimas de acidente e coloca governo à disposição
Fogo no cesto teria provocado queda de balão em Praia Grande, aponta Bombeiros