Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PsiU: Startup foca em gestão empresarial baseada na qualidade de vida dos colaboradores

Nascida na Unesc, empresa vê as pessoas como árvores e os setores como florestas
Gabriel Mendes e Giovana Bordignon Criciúma, SC, 18/04/2023 - 16:57 Atualizado em 18/04/2023 - 17:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A psiU é uma plataforma gamificada nascida na Unesc, em Criciúma, que tem como foco o acompanhamento da qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa como dados estratégicos. Além do bem-estar no trabalho, a Startup investiga toda a saúde pessoal dos funcionários. Em forma de uma floresta, avaliam a situação geral no ambiente profissional.

“A ideia é ir além da pesquisa de clima tradicional, nós invertemos e vamos entender as dificuldades que a pessoa tem na vida com uma leitura integral. Usamos instrumentos da OMS [Organização Mundial da Saúde] como base científica”, explicou o CEO da Startup, Cassiano Farias. “Se há melhora nos indicadores da psiU, eu sei que estou melhorando não só dentro do trabalho, mas a vida da pessoa como um todo”, acrescentou.

A psiU promove uma experiência gamificada aos usuários. Ao mesmo tempo, fornece aos gestores dados precisos e abrangentes para que, por meio de people analytics, possam tomar decisões estratégicas com base em indicadores relevantes. Na plataforma, as pessoas são como árvores e os setores como florestas, que variam conforme a qualidade de vidas das pessoas. Quanto mais verde a floresta, mais saudável o setor.

“O impacto visual de uma floresta morrendo ou crescendo é muito mais efetivo do que gráficos ou planilhas”, salientou o CEO da psiU.

Oportunidade de construir um negócio inovador

A Startup surgiu dentro de um ambiente acadêmico. Na oportunidade, participando do Empresa Júnior, engajado no empreendedorismo universitário, surgiu a oportunidade de montar uma ideia para participar de uma competição. “Em 24 horas a gente idealizou a PsiU. Fomos campeões e percebemos que a gente tinha mais do que uma ideia, tínhamos uma oportunidade de construir um negócio inovador”, detalhou Farias.

Foto: A ideia foi idealizada pela equipe formada por Cassiano Carlos Farias, Leonay Camargo Padilha, Felipe Milani, Anderson da Rosa e Júlia Teixeira Daminelli | Divulgação 

Programa de governança na Gramado Summit

A Startup inovadora esteve presente, este ano, na Gramado Summit durante os dias 10, 11 e 12 de abril. Na oportunidade, foi lançado um programa de governança de impacto social em parceria com a primeira Universidade Corporativa. A ideia é trabalhar a capacitação, formação e certificação das empresas que aderirem ao programa.

“Precisamos auxiliar as empresas a reterem o máximo do valor que estamos oferecendo, para que construam uma governança de impacto e responsabilidade. Tudo isso de forma simples e fácil para todas as pessoas dentro da empresa que estarão no projeto. Entendemos que governanças nesse sentido são uma mobilização da empresa”, explicou o CEO da psiU.

O nome psiU surgiu da brincadeira “hey psiu”, como uma reflexão da qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho. Além disso, também veio da junção das palavras “psique” e “you”. “É um projeto complexo porque precisa de multidisciplinaridades para a construção da melhor solução”, concluiu Cassiano Farias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito