Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PSDB catarinense busca fomentar candidaturas femininas

Deputada Geovania de Sá, presidente estadual do partido, promoveu encontro virtual do PSDB Mulher
Por Redação Florianópolis, SC, 02/06/2020 - 17:19 Atualizado em 02/06/2020 - 17:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A sala criada para o encontro virtual do PSDB Mulher catarinense, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 2, ficou pequena para receber as principais lideranças femininas do partido em Santa Catarina. Todas aproveitaram a oportunidade de debater sobre as eleições em tempo de pandemia com a presidente nacional da ala feminina tucana, Yeda Crusius, com a sua presidente de honra Solange Jurema, com a presidente do PSDB Mulher de SC, Luzia Coppi, e com a presidente do partido em Santa Catarina e deputada federal Geovania de Sá.

“E essa presença maciça das tucanas reflete o que já observamos há algum tempo: as mulheres estão, sim, ocupando o lugar que é delas por direito”, comemora Luzia, contando que está na presidência desde maio de 2019 e, desde que a deputada Geovania assumiu a presidência da sigla em âmbito estadual, sente um engajamento feminino cada vez maior.   

O que, para Luzia, acontece devido ao histórico de vitórias, de muito trabalho e de bons resultados da deputada para toda a Santa Catarina. “As mulheres se identificam, vêem que é possível chegar onde querem estar, enxergam o quanto a força e a percepção da mulher podem fazer a diferença num ambiente que já está deixando de ser masculino”, analisa a presidente da ala feminina tucana catarinense. 

“E, cada vez mais, conquistamos o nosso espaço na política. Já provamos que temos a capacidade de representar, e muito bem, o cidadão. Quando assumi a presidência do PSDB no estado, em novembro do ano passado, afirmei que não teríamos sequer uma candidata laranja nas eleições municipais e não teremos”, destaca Geovania, lembrando que o partido soma cerca de 16 pré-candidatas a prefeitas, oito a vice-prefeitas, e que o número de pré-candidatas a vereadoras é tão grande que ainda não foi contabilizado em sua totalidade.

Uma fala que chamou atenção durante o bate-papo on-line e confirma este crescimento do número de mulheres na política veio de Mafra. A suplente de deputada federal, presidente tucana e pré-candidata a prefeita da cidade, Adriana Dornelles, relatou que em seu município a cota de gênero será invertida. “30% das vagas a candidaturas deverão ser ocupadas por homens”, explica. 

Para finalizar a sua participação com as mulheres do PSDB SC, a ex-governadora do Rio Grande do Sul e presidente das tucanas em âmbito nacional, Yeda Crusius, parabenizou a condução da ala feminina da sigla no estado e a sua expansão e ainda deixou um recado a todas, algo que a ajudava a passar pelas dificuldades que já enfrentou. “Um navio não foi feito para ficar parado no porto. Ele foi feito para entrar no mar e enfrentar as tempestades. Enfrentemos as nossas”, encorajou Yeda.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito