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Proxpect: conectando compradores e fornecedores industriais

Startup regional surge como uma solução para a gestão dos dois lados de uma negociação
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 06/10/2020 - 14:41 Atualizado em 06/10/2020 - 15:07
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Faz pouco mais de um ano que a Proxpect, uma startup da região de Criciúma, saiu do papel e começou a ganhar espaço no setor industrial e mecânico. Oferecendo um serviço que busca aproximar fornecedores e compradores, a Proxpect consiste em uma plataforma de gestão inteligente que conecta os dois lados de uma negociação para a aquisição de matérias primas e insumos. 

A ideia da plataforma surge através de uma necessidade vivida pelo próprio CEO da empresa, o engenheiro mecânico Gabriel Mello. “Eu trabalhava em uma indústria da região e atuei durante seis meses na parte de vendas da empresa, com Planejamento e Controle da Produção (PCP). O PCP é muito ligado á área de compras, então eu planejava um prazo de saída do produto e muitos acabavam atrasando ou dando algum erro. Muitos desses erros eram por conta do setor de compras, em que algum fornecedor não tinha entregado ou produto ou este vinha sem qualidade. Aí surgiu a pergunta: será que não há outros fornecedores que entreguem mais rápido e com mais qualidade”, destacou Gabriel.

Segundo o empreendedor, muitos compradores não conseguem ter uma boa gestão de dados de compras com as ferramentas atuais, contando somente com o valor final do produto e o fornecedor escolhido. A Proxpect, então, surge como uma solução para a gestão desses dados a fim das empresas comprarem e venderem com mais eficiência, organização e transparência.

“Nós temos hoje uma rede de fornecedores especializada na parte da indústria da transformação, principalmente na área de metalúrgica e siderurgia. Cada fornecedor nos passa o que eles vendem: se trabalham com ferro sílico, com cromo ou chapa, e vamos cadastrando esses produtos para eles. Quando surge uma demanda na indústria, como por exemplo um comprador que quer uma chapa, o indicamos ao comprador e os fornecedores atendem ao pedido”, pontuou.

Já os compradores precisam entrar em contato com a Proxpect antes de utilizarem a plataforma. Para estes, a grande vantagem se dá para o controle das compras efetuadas, com dados mais precisos e organizados. “Hoje o comprador controla suas compras com ferramentas muito ineficazes, como WhatsApp, telefone, e-mail, Skype e Excel, então jogam o preço no RP final e é isso. Quando os compradores têm esse problema, eles acabam vindo para a Proxpect buscando uma solução para ter uma gestão em um único local. É a gestão de cotação, negociação, compras e fornecedores de produtos em um único local”, disse.

Com 3,5 mil fornecedores cadastrados, a Proxpect já trabalha com grandes players regionais como a Librelato e Mademil. A ideia, segundo Gabriel, é expandir ainda mais o atendimento da plataforma, para segmentos como cerâmica, química e, também, de serviços.

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