Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto visa ampliar isenção de taxas de alvará para empreendedores de Criciúma

Proposta deve beneficiar mais de quatro mil micro e pequenas empresas
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 13/09/2023 - 08:58 Atualizado em 13/09/2023 - 09:04
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um projeto do Executivo, que visa ampliar a lei de isenção das taxas de licença e fiscalização para atividades de baixo risco em Criciúma, está tramitando na Casa Legislativa. A proposta surgiu de um pedido da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e deve beneficiar mais de 4,2 mil micro e pequenos negócios. A expectativa é que as novas regras entrem em vigor até a próxima semana.

"Um dos pleitos da Acic foi para que nós estudássemos a possibilidade de ampliar a nossa lei que já existe e que segue as diretrizes da Lei da Liberdade Econômica. Entre as situações que trouxe essa lei uma delas é flexibilização da e isenção da taxa de fiscalização e liberação de estabelecimentos novos. Isso traz para o micro e pequeno empreendedor um incentivo para abrir o seu negócio aqui na nossa cidade", destacou o secretário municipal da Fazenda, Vagner Espíndola Rodrigues

Assim, a proposta passou por uma análise do Executivo. "Nosso receio era que estaríamos falando de uma renúncia fiscal ou de receita. Mas não é o caso", afirmou. "Não estamos abrindo mão de um recurso, estamos encorajando que novos pequenos e micro empreendedores fiquem e estimulem eles a abrir novos negócios, gerando renda e receita", acrescentou o secretário. 

Hoje, o benefício é aplicado conforme o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Depois de publicada a nova lei, a isenção da taxa de alvará será aplicada automaticamente. "O que é mais importante nesse momento é que o microempreendedor não ficará dependendo de um alvará para tocar o seu negócio", finalizou Rodrigues. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito