Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto que encerra dupla cobrança da Cosip em condomínios vai para segunda votação

Se aprovada novamente, prefeito decidirá se irá vetar ou promulgar
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 25/08/2020 - 11:52 Atualizado em 25/08/2020 - 11:55
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na noite desta segunda-feira, 24, um projeto que visa encerrar a dupla cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) em condomínios, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Criciúma. Tendo como autor o vereador Zairo Casagrande, o projeto se encaminha para uma segunda votação ainda nesta terça-feira. 

“Hoje a noite será quando teremos uma segunda votação, será o último projeto a ser votado na noite. É o segundo round e, depois, vai para o prefeito Clésio Salvaro, que pode promulgar e tornar lei, ou vetar o projeto. Se houver o veto, ainda haverá uma terceira votação”, explicou Zairo.

O projeto foi elaborado justamente em cima do fato de que moradores de condomínio acabam pagando duas vezes pela taxa de iluminação pública. Isso porque a Cosip é cobrada tanto na taxa de energia, quanto no condomínio - sendo que o condomínio é pago pelos próprios moradores.

A Cosip, inclusive, tem o objetivo de gastar em investimentos para iluminação pública tudo aquilo que arrecadar. “Não pode haver nem déficit e nem lucro, ou superávit”, destacou Zairo. Apesar disso, em Criciúma, a taxa acabou resultando em um superávit de R$ 3,7 milhões em um período de dez meses.

Esta não é a primeira vez que o projeto é levado para votação na Câmara. Em 2018 e 2019, a PLC já havia sido proposta, mas vetada em todas as vezes. A aprovação, de forma unânime, surpreendeu, segundo Zairo. “Ontem foi uma grande surpresa, acho que conseguimos sensibilizar e houve ainda uma pressão. Acho que quando o assunto chega nas pessoas, nos sindicos, acaba tendo uma maior sensibilidade”, pontuou o vereador.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito