Um projeto prevê a implementação de banheiros públicos adaptados para pessoas ostomizadas. A proposta prevê que o primeiro banheiro adaptado seja instalado no Terminal Central, com expansão futura para parques municipais, unidades de saúde e hospitais, garantindo maior acessibilidade e dignidade à população. Em reuniao realizada quinta-feira (11), no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o vereador Obadias Benones (PL) representou o Legislativo municipal e o encontro, conduzido pelo promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Cláudio Rosso Netto, do secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, do procurador-geral do município, Dr. José Araújo Pinheiro Neto, e de representantes das pessoas ostomizadas.
"Considero que foi uma reunião muito produtiva, trazendo avanços importantes para garantir acessibilidade e dignidade a todos os cidadãos", destacou o vereador Obadias Benones.
Conscientização sobre ostomia é garantida por lei
Em 2023, o Legislativo criciumense aprovou o Projeto de Lei nº 58/2023, de autoria do vereador Obadias Benones, que deu origem à Lei Municipal nº 8.406. A legislação institui a Campanha de Conscientização e Sensibilização para com as Pessoas Ostomizadas e estabelece diretrizes para a promoção de acessibilidade e respeito.
Entre os objetivos da lei, estão, a promoção de políticas públicas por meio de palestras, eventos e ações educativas; a sensibilização de estabelecimentos públicos e privados para a adequação de banheiros às necessidades específicas das pessoas ostomizadas.
Projeto propõe banheiros adaptados para pessoas ostomizadas em Criciúma
Primeira proposta prevê implantação no Terminal Central

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo