Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto de Lei prevê multas a empresas que não removerem conteúdos ofensivos da internet

Ideia é do senador Paulo Bauer e será analisada no parlamento
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 26/09/2017 - 15:40 Atualizado em 26/09/2017 - 15:47
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Inspirado em uma norma em vigor na Alemanha, o senador catarinense Paulo Bauer (PSDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 323/2017, que visa responsabilizar as provedoras de internet pela veiculação de conteúdos ofensivos. Dessa forma evitaria calunias e insegurança durante a navegação.

“Hoje em dia as crianças tem muita habilidade, muita intimidade com tecnologias. Podem acessar o telefone e encontrarem pornografia, coisas que são ofensivas a nossa cultura e ao ambiente familiar”, destacou Bauer.

Penalidades serão válidas caso as empresas não removam os conteúdos solicitados durante um limite de tempo e de serviço técnico. Os provedores terão 24h para remover, contando após a notificação. A multa pode chegar até a 5% do faturamento da companhia no país, sem considerar tributos.

A ideia é semelhante à adotada na Alemanha, pelo Ministro de Justiça Heiko Maas, aprovada em junho. O PL será discutido no Senado, e se aprovado segue para a Câmara dos Deputados.

“Na Alemanha a empresa que faz toda a operação é obrigada a retirar do sistema todas as publicações mentirosas ou que sejam agressivas de alguma forma em situações de normalidade social”, completou o senador.

Se aprovado, será um completo ao Marco Civil da Internet, sendo uma ferramenta de proteção aos usuários.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito