Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto da UFSC realizará pesquisa com idosos do Arroio do Silva

Levantamento será feito por acadêmicos de fisioterapia
Por Redação Balneário Arroio do Silva - SC, 30/08/2018 - 17:01
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva tem como grande parceira a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Araranguá. O curso de fisioterapia desenvolve projetos no município e, com isso, realiza uma série de ações e atividades na área da saúde.

A próxima ação a ser realizada é uma pesquisa que terá como público alvo os idosos. A ideia é realizar um levantamento de dados para conhecer a realidade do grupo de pessoas acima dos 60 anos. Os acadêmicos irão na casa dos idosos aplicar testes e questionamentos avaliando alguns aspectos como equilíbrio corporal, força e flexibilidade, além de avaliar doenças, medicamentos utilizados, índice de depressão, e entre outros.

"O objetivo da pesquisa é identificar e caracterizar em termos de funcionalidade os idosos. Esses dados vão oferecer tanto informações importantes a nível de pesquisa para a universidade como servirão também para o município preparar ações estratégicas para esta população", explicou a professora Núbia Carelli Pereira Avelar.

A pesquisa começará a ser feita no final do mês de setembro ou início do mês de outubro. Os acadêmicos do curso, também voluntários, serão preparados para aplicar o questionário. "Além das questões da funcionalidade, a gente também vai entrevistar os idosos com relação a percepção deles  sobre o lugar de moradia. Serão aplicadas algumas questões sobre segurança local, infraestrutura e acessibilidade", completou a professora Ana Lúcia Danielewicz.

O projeto é realizado pelo curso de fisioterapia da UFSC, através da coordenação das professoras Núbia e Ana Lúcia, e terá o apoio da secretaria de saúde e do setor de fisioterapia do município através da fisioterapeuta Aline Pereira.

"A importância desta parceria, além das outras parcerias que temos com a Universidade Federal, é que vai fazer um perfil epidemiológico, ou seja, um raio-x, um diagnóstico da terceira idade do nosso município. Os dados fornecidos irão nos ajudar a planejar a saúde", disse o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

Pesquisa será feita na casa dos idosos

Em virtude do projeto, quem tem 60 anos ou mais devem ficar atentos ao chamado. Com o início da pesquisa, os acadêmicos irão ligar para os idosos para informar sobre a pesquisa que será realizada na casa. Os acadêmicos irão para as ruas identificados, com crachá da universidade, e acompanhados de agentes comunitários.

A secretaria de saúde, desde já, pede a compreensão e para que os idosos atendam os universitários que irão aplicar a pesquisa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito