Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Progressão funcional do magistério de Maracajá ganha regulamentação

O cumprimento de requisitos previstos em lei municipal servirá de parâmetro para o avanço dos profissionais nas carreiras
Por Redação Maracajá, SC, 05/08/2019 - 20:07
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com objetivo de criar condições e requisitos efetivos e práticos, evitando lacunas e dúvidas, na legislação que prevê a progressão  dos profissionais da educação na carreira profissional no município, o prefeito Arlindo Rocha, a diretora de Educação Cristiane Sant`Ana, a secretária de Administração, Marluci Vitali e a assessora jurídica Tatiane Pereira, se reuniram com uma comissão de professores, nesta segunda-feira, 5. A presidente do Sindicato dos Servidores, Rosane de Faveri, participou da reunião.

Os profissionais de educação em Maracajá a cada ano podem progredir na carreira, devendo, no entanto, cumprir requisitos previstos em lei municipal. Em um ano o avanço profissional é por aperfeiçoamento e eles devem frequentar 80 horas/aula em cursos de instituições públicas ou particulares. No outro ano, a progressão se dá por desempenho, com requisitos subjetivos, como "dedicação", "disciplina" e "responsabilidade", entre outros.

"Concluímos com os professores que a capacitação, antes de tudo, precisa atender os interesses da política municipal de educação, o que nem sempre ocorria, e para que isto seja possível vamos oferecer estas capacitações a todos os professores", explicou o prefeito de Maracajá,  após o debate  e que resultou em acordo entre os participantes. Por desempenho, restaram, agora, dois requisitos: pontualidade e assiduidade.

Outra pauta do encontro foi a decisão em relação ao cumprimento da "hora-atividade" dos professores. Projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores, alterando a atual exigência de que 100% das horas sejam cumpridas na unidade escolar, para 40%, integrando uma posição conjunta dos prefeitos dos 15 municípios da região, encaminhada em assembleia da Amesc.

Segundo a diretora de Educação, Cristiane Sant' Ana, "a reunião foi positiva em muitos aspectos, principalmente pelo diálogo franco e aberto com representantes dos profissionais da educação, fortalecendo ainda mais a valorização do grupo e os laços com a educação, de maneira democrática".  A presidente do Fundeb, professora Michele Nolla pontua que "a reunião foi bem produtiva, encaminhando, pelo diálogo, assuntos de suma importância para os profissionais da educação".

A presidente do Conselho Municipal de educação professora, Juliani Peruchi, salienta que "a reunião foi importante e que os pontos acordados no encontro, de fundamental  importância para os profissionais, serão levados a assembleia geral de todos os servidores da  rede municipal de ensino". A assembleia será realizada nos próximos dias, antes que projeto de lei do executivo seja encaminhado para votação da Câmara de Vereadores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito