Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Programa de inovação seleciona startups para acelerar seus negocios

Primeira fase do BRDE Labs SC Innovation oferece oportunidades para até 25 empresas

Por Redação Criciúma, 23/07/2025 - 18:11 Atualizado em 23/07/2025 - 18:18

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O programa de inovação aberta BRDE Labs SC Innovation foi lançado com o objetivo de selecionar startups para terem seus negócios acelerados em parceria com grandes empresas: FGM Dental, Fischer Eletrodomésticos, Floripa Airport e Grupo Oceanic. A iniciativa é do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e aconteceu nesta segunda-feira (21).

Cada uma das corporações levantou desafios do seu segmento e as startups de todo o Brasil interessadas, devem enviar soluções tecnológicas até o dia 05 de agosto, por meio do site https://sc.acate.com.br/brdelabs

“Esse programa para nós do BRDE é absolutamente fundamental, na certeza que vamos encontrar boas soluções para os desafios de nossas empresas; muito mais que um banco, temos um compromisso com a inovação”, comentou durante o lançamento dos desafios do programa, João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE.

Até 25 empresas serão selecionadas na primeira fase do BRDE Labs SC Innovation, sendo cinco startups concorrentes em cada um dos desafios e que terão a oportunidade de apresentar suas soluções às grandes empresas em uma seletiva. Avança para a segunda etapa apenas uma startup por corporação e as finalistas irão aplicar suas tecnologias na prática para resolver os desafios entre setembro e dezembro.

Os desafios

Na FGM Dental, pioneira em clareamento dental, o desafio é facilitar o acesso a informações técnicas sobre os produtos odontológicos para os consultores em campo. Já a Fischer, uma das maiores fabricantes brasileiras de eletrodomésticos, busca startups com propostas para aprimorar a coleta, análise e visualização de dados para acelerar a melhoria e qualidade de seus produtos.

Na Floripa Airport, em Florianópolis (SC), o objetivo é desenvolver soluções que ajustem a climatização dos ambientes de acordo com a ocupação atual e projetada, para promover maior eficiência energética. Por fim, o Grupo Oceanic, voltado ao setor de turismo, hotelaria e entretenimento, busca iniciativas que contribuam para aumentar o número de visitas escolares aos empreendimentos turísticos sob sua gestão.

Para Tulio Duarte, vice presidente de Ecossistema da ACATE, a inovação aberta, ou Open Innovation, é uma abordagem de gestão adotada por muitas empresas que entendem a atuação em ecossistemas com motor de desenvolvimento, sendo o programa um caminho em que se aposta muito, no qual a ACATE tem trilhado como mediadora entre grandes empresas e startups: “Há boas ideias sendo desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia, por isso as corporações tradicionais se conectam com esses negócios para utilizar as soluções e incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços eficazes, focados na solução de desafios do seu segmento”, afirmou.

A informação contida nesta comunicação é destinada exclusivamente ao uso da pessoa ou entidade a quem se dirige e outros autorizados a recebê-la. Ela pode conter informação confidencial ou legalmente privilegiada. Se você não for o destinatário, fica desde já notificado que qualquer divulgação, cópia, distribuição ou qualquer ação tomada, em dependência com o conteúdo desta informação, é estritamente proibida e pode ser considerada ilegal. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise-nos imediatamente respondendo a este e-mail e, em seguida, exclua-o do seu sistema. O BRDE não é responsável pela transmissão adequada e completa da informação contida nesta comunicação, nem por qualquer atraso na sua recepção.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito