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Programa de capacitação Startup SC divulga lista de selecionados

A iniciativa do Sebrae/SC bateu recorde com 376 startups inscritas
Por Redação Criciúma, SC, 22/03/2019 - 15:11 Atualizado em 22/03/2019 - 15:20
Foto: Divulgação
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O programa de capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC, divulgou as 50 startups selecionadas para as quatro turmas da iniciativa. O programa possui duração de cinco meses e oferece, além de capacitação, acesso a rede de empreendedores do ecossistema de tecnologia catarinense. Ao todo, os benefícios podem chegar a R$ 300 mil, incluindo acesso a serviços de cloud, CRMs e ferramentas de marketing digital. Esta é a nona edição do programa, que pela primeira vez terá turmas em quatro cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Joinville e Florianópolis.

"Neste ano, estendemos a atuação do Startup SC para mais duas cidades, Blumenau e Chapecó, visando atender um número maior de startups, melhorando o nível de maturidade dessas empresas e desenvolvendo os ecossistemas de inovação do interior do Estado. Assim, obtivemos resultados extremamente positivos, prova disso é o recorde nas inscrições", explica Alexandre Souza, gestor da iniciativa. As startups participarão de workshops e mentorias presenciais e online gratuitamente. Os workshops ocorrem de forma simultânea nas quatro cidades, durante os cinco meses de treinamento — o calendário completo pode ser acompanhado neste link. 

As selecionadas da região são: Portabilis de Içara e WiZED de Criciúma.

Sobre as inscrições

O programa bateu o recorde de inscrições, com 376 startups inscritos, de 38 cidades catarinenses, mas apenas 14% dos projetos possuem mulheres como CEO. 40% das inscrições foram de Florianópolis, 11% de Joinville, 9% de Blumenau e 7% de Chapecó. Em relação ao modelo de receita, 61% dos inscritos tem o SaaS (software as a service). Já no modelo de negócio, 45% são B2B, 39% são modelo misto B2B + B2C, e 11% B2C. Outro ponto importante é que 56% dos projetos já possuem clientes pagantes.

"Com relação à diversidade, ainda temos muito a melhorar, neste ano, apenas 14% das inscrições que recebemos são de startups fundadas por mulheres. Precisamos entender porque ainda temos tão poucas cofundadoras mulheres nas startups brasileiras, para poder implementar iniciativas que incentivem a participação feminina no setor de tecnologia", comenta Alexandre Souza.

Durante o processo seletivo, os principais critérios avaliados foram o produto ou o serviço oferecido pela startup, a qualificação e o engajamento dos empreendedores, o tamanho do mercado-alvo da solução oferecida e a maturidade do projeto.

Tags: sebrae startup

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