Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores refletem sobre A Educação Superior e o Futuro das Profissões

Discussão foi realizada em evento de Formação Continuada na noite desta segunda-feira
Por Redação Criciúma - SC, 19/02/2019 - 13:01
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc recebeu, na noite desta segunda-feira (18), dois grandes profissionais para participarem do painel que abriu os trabalhos da Formação Continuada na Universidade diante do Auditório Ruy Hülse lotado. Com o tema "A Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões" o encontro foi comandado pelos professores Sérgio Roberto Kieling Franco, da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Rodrigo Capelato, do SEMESP, sob mediação do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Por meio de temáticas que prenderam a atenção e despertaram o interesse de todos os presentes no auditório os painelistas levantaram questões que se encaixam nas necessidades de reflexão dentro da Instituição. Entre as suas falas, Sérgio destacou o papel que as Universidades possuem, pontuando a produção de conhecimento e cultura e a sua socialização, a contribuição para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade e a formação de profissionais.

"Mas nesse ponto tem uma questão importante. Embora tenhamos cursos voltados para profissões, eu não posso pensar que estou ali para formar um profissional apenas daquele curso em questão. Isso me obriga a pensar que precisamos pensar em formais mais que administradores, por exemplo, e sim pessoas que pensem diferente e que também sejam administradores. Esse acento é fundamental para resgatarmos a ideia da Universidade", completou.

Já na fala de Rodrigo Capelato as atenções se voltaram aos dados apresentados pelo professor, responsável pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil. Por meio de gráficos e apresentações, Capelato mostrou, entre outras informações, os números em matrículas na Educação Superior desde 1996 e a influência da Educação a Distância nesses dados de lá para cá. Conforme ele, apesar de todos as informações levantadas no Mapa, não é possível saber ao certo o que virá no futuro, porém o que se pode ter uma ideia clara é sobre as habilidades que serão cobradas dos profissionais neste novo momento. "Entre elas estão o domínio sobre a coleta e a análise de dados; o empreendedorismo; a colaboração; a adaptabilidade; o espírito de criatividade e inovação; a flexibilidade e comunicação, entre outras", pontuou.

Apoio dos docentes para missões importantes em 2019

O evento foi aberto pela pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que, em nome da reitoria, agradeceu a presença de todos e pediu engajamento dos professores nos desafios de 2019. "Nós vamos precisar desse apoio de cada um no processo de Formação Continuada e na inovação curricular, algumas das nossas grandes missões. Neste ano nós teremos que olhar para o cenário que se apresenta, aprender juntos sobre ele e redescobrir os caminhos a trilhar", destacou.

Em sua fala no momento de acolhida, o vice-reitor, Daniel Preve, destacou que o compromisso de docência perpassa por uma formação contínua e permanente, que não seja apenas pontual e residual, mas dinâmica e direcionada para o desenvolvimento pessoal e profissional. "Perpassa por uma formação que nos instrumentalize pedagogicamente para atendermos as necessidades de aprendizagem dos nossos estudantes. Que propicie, por meio das nossas práticas, o acesso e a permanência com qualidade social e sucesso acadêmico para os nossos estudantes", destacou Preve.

Cada um dos professores presentes no painel foi presenteado com um caderno especial da Universidade. O material conta com informações acadêmico-administrativas, o calendário acadêmico do ano, entre outras informações importantes para o ano letivo. 

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito