Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores de Matemática concluem formação na Acic

Iniciativa é uma das ações do Prêmio Acic de Matemática, que neste ano chega em sua sétima edição
Por Redação Criciúma, SC, 08/07/2023 - 13:46

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cerca de 100 professores do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e estaduais da Região Carbonífera concluíram na tarde desta sexta-feira, 7, a formação na área da Matemática. Ao todo, foram quatro encontros ministrados por especialistas na disciplina, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com o tema "Resolução de Problemas".

A iniciativa é uma das ações do Prêmio Acic de Matemática - PAM, que neste ano chega em sua sétima edição. Onze municípios aderiram ao Prêmio - o equivalente a 122 unidades escolares e quase 19,5 mil alunos.

"A formação de professores é uma das ações do Prêmio Acic de Matemática, objetivando a valorização e reconhecimento dos profissionais da educação e a contribuição no aperfeiçoamento da práxis do professor. Esse aperfeiçoamento sobre o conhecimento matemático contribui no planejamento das aulas e, assim, os professores preparam os estudantes para a primeira etapa do PAM, que ocorrerá dia 15 de agosto", destaca a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, Marlene Pires.

A professora de Matemática Graciele Zanette conta que já está aplicando os ensinamentos. "Já estou trabalhando com os estudantes em sala de aula o que aprendemos na formação. Os últimos encontros foram bem orientados para as questões do Prêmio, sendo extremamente importantes", coloca.

"Foi uma formação bem completa e também já estou repassando aos estudantes em sala de aula. Tivemos uma visão muito boa de resolução de problemas, com muitos exemplos de exercícios aplicados em concursos e olimpíadas", acrescenta a professora Bruna Monteiro.  

Condução da formação

 "Nós fizemos encontros de resolução de problemas, eles 'colocaram a mão na massa' e dali surgiram as ideias e conceitos necessários para abordar as estratégias. Os professores se interessaram, trabalharam bastante, estão passando para os alunos e buscando estimulá-los.", explica o mestre em Matemática, José Luiz Rosas Pinho, um dos professores que conduziu a formação.

"Trabalhamos os chamados problemas olímpicos, que tipicamente não estão nos livros didáticos, mas aparecem nas provas de competições de matemática. São problemas que exigem raciocínio, lógica, levam o aluno a pensar em formas de resolvê-los. Por isso, a importância de trabalhar as estratégias com os professores, para que eles repassem aos alunos", completa.

A professora Carmem Suzane Comitre Gimenez também foi uma das especialistas da formação. "Eles responderam muito bem, ficaram à vontade para perguntar e interagir. Fizemos um grupo de e-mail para mandar as resoluções, para poderem discutir com os alunos. Demos um destaque para a parte discursiva, pois na segunda etapa do Prêmio é preciso registrar as respostas, dar a explicação por escrito", observa.

Os especialistas Carmem Suzane Comitre Gimenez e José Luiz Rosas Pinho integram a equipe responsável por elaborar e corrigir as provas da sétima edição do Prêmio Acic de Matemática.  

Bandeira da educação

A educação tem sido uma forte bandeira da Acic, que nos últimos anos lançou diversos projetos voltados a essa área. Entre os eixos de atuação da gestão atual está justamente a educação, com diversos movimentos para melhorar a qualidade do ensino na região.

 "O Prêmio Acic de Matemática é uma oportunidade para motivar e promover novos estudos e aprendizagens, valorizando essa área de formação, descobrindo novos talentos, direcionando-os para um futuro de mais oportunidades e desenvolvimento humano e profissional", enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

A diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, também reforça a importância do projeto da Matemática. "Os professores são os principais atores da qualidade da educação. Esse projeto recebe toda atenção e empenho da diretoria e dos conselhos da Acic, porque o segmento empresarial tem muita preocupação com a qualidade da educação das nossas crianças. Por isso que nasceu, em 2014, o Prêmio Acic de Matemática. Para a Acic, é motivo de muito orgulho fazer parte de um projeto que de fato modifica a condição do ensino", completa.

Aplicação das provas

A prova da primeira fase do Prêmio Acic de Matemática ocorrerá no próximo dia 15 de agosto nas escolas. A divulgação dos classificados para a segunda etapa está programada para 11 de setembro. Já a aplicação das provas está marcada para o dia 23 de setembro. A relação dos premiados estará disponível no site da Acic em 16 de outubro, com o evento de premiação aos alunos em data a ser confirmada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito