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Professores da Universidade levam debates às unidades educacionais de Criciúma

Nesta terça-feira (19), a equipe esteve na Escola João Frassetto
Por Redação Criciúma, SC, 20/07/2022 - 19:05
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Os profissionais da Unesc se aproximam cada vez mais da educação básica ao levar debates às escolas da região de Criciúma. A ação é realizada pela Área de Humanidades, Ciências e Educação da Universidade e foi à Escola João Frassetto nesta terça-feira (19), durante o período de formação interna dos professores.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Religião, Michelle Maria Stakonski Cechinel, conta que foi convidada pela equipe pedagógica para falar sobre a área do Ensino Religioso e sobre o curso que ela coordena, em desenvolvimento na Universidade. "O Ensino Religioso, assim como as demais áreas e componentes curriculares, deve ser ministrado com base nos objetivos da formação básica do cidadão e da cidadã, em vistas de promover a liberdade de concepções e o exercício da cidadania, fundamento do estado laico e democrático. Durante muito tempo, em seu percurso histórico, o Ensino Religioso foi ministrado de forma proselitista", conta.

Ainda segundo Michelle, diante disso, os esforços são voltados ao reforço da importância da sólida formação teórica, metodológica e pedagógica no campo das Ciências da Religião e da educação, a fim de qualificar e capacitar professores e pesquisadores a partir de uma concepção crítica, plural e não proselitista dos fenômenos religiosos da sociedade. "A ação na escola fortalece os laços das licenciaturas Unesc com a comunidade escolar e faz parte dos nossos esforços de fazer com que a nossa Universidade comunitária continue sempre presente e ativa na região", completa.

Conforme o coordenador do curso de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann, a Área de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc leva às escolas uma proposta de intervenção. "Levamos os professores para discutir formação continuada com os profissionais destas instituições. É uma forma de nos inserirmos na educação básica. Eu, por exemplo, debati com 50 professores como se dá a aquisição da leitura e da escrita na escola os com alunos da educação básica a partir da Base Nacional Comum Curricular que é um documento lançado no Brasil em 2017. Fizemos uma conversa, discutimos os temas, a história do ensino de línguas no Brasil, como a leitura e escrita estão na vida das pessoas. Os professores se sentiram bem acolhidos, representados, gostam e agradeceram. Falaram que começaram a enxergar o processo de leitura e escrita de uma forma diferente", cita.

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