Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores da Unesc refletem sobre projetos de impacto social

Capacitação faz parte do programa Jornada Empreendedora
Por Redação Criciúma, SC, 15/02/2019 - 18:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Características dos negócios de impacto social, empreendedorismo social, financiamentos para a realização de projetos, perfil de empreendedores tradicionais e de empreendedores sociais foram alguns dos assuntos discutidos ao longo de três dias por professores da Unesc. De terça a quinta-feira (12 a 14) a Universidade recebeu a capacitação "Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais", primeira atividade de 2019 do Programa Jornada Empreendedora, realizada em parceria com o Sebrae Santa Catarina.

A capacitação foi ministrada pela cientista social e doutora em Sociologia Política da UFSC, Juliana Grigoli, que abordou temas transversais com o objetivo de preparar o professor para transformar pessoas e realidades por meio dos projetos de extensão. O encontro ainda estimulou a criatividade, a inovação, a perceber as oportunidades e o que existe no campo de empreendedorismo social. "A capacitação que a gente promove entende que a extensão universitária propicia à atividade acadêmica praticar na comunidade o próprio conhecimento, que no retorno à Universidade é submetida à reflexão teórica e também ampliado a partir da experiência que estudantes e professores tiveram naquela comunidade ou com público específico", afirma.

O curso teve a participação de professores de todas as áreas do conhecimento da Unesc e teve uma metodologia de trabalho que envolveu uma série de técnicas variadas que promovem a integração e a construção coletiva do conhecimento e de soluções para os problemas reais da sociedade e comunidades.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que o ano na Universidade está iniciando de forma positiva e que o Jornada Empreendedora é um dos responsáveis. Segundo ela, o curso desta semana acaba por estimular a promoção de ações que tendem a mudar realidades e estabelecer, por meio de estratégias, retorno social e um ambiente positivo. 

"Os projetos desenvolvidos por empreendedores sociais quebram paradigmas. A nossa Universidade, por ser comunitária, é muito sensível às causas sociais e por meio da extensão, acaba fazendo interlocução forte com a comunidade de toda a região. Queremos que mais comunidades sejam beneficiadas com os projetos de extensão e que nossos acadêmicos e egressos promovam transformação de cenários por onde atuem. O caminho é esse: trabalhar com as comunidades de forma inovadora e transformadora gerando autonomia das mesmas", afirma.

 Reflexão e outro olhar

Segunda a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e professora do curso de Direito, Sheila Martignago Saleh, a jornada propiciou pensar e refletir sobre as várias facetas do empreendedorismo social e dos negócios de impacto social, cujas práticas podem ser aplicadas nos projetos de extensão, em sala de aula, na indústria e no comércio. 

 A coordenadora do curso de Administração e de Comércio Exterior, Izabel Souza, afirma que a capacitação foi transformadora. "O tema está abrindo um leque de trabalhos que podemos desenvolver com cunho social em programas dentro do curso e da Instituição. Começo a olhar para as disciplinas de maneira diferente. O mundo está se movendo para isso. O que podemos desenvolver ao nosso redor, nos Bairros da nossa região para as pessoas possam criar seus pequenos negócios e possam modificar sua história?", comenta Izabel. 

Saiba mais

O Programa Jornada Empreendedora foi lançado em agosto de 2018 e pretende revolucionar tudo no que diz respeito ao empreendedorismo dentro do campus, por meio de ações especiais pensadas para professores, funcionários, acadêmicos e egressos com a intenção de auxiliar na formação de um ecossistema empreendedor na Universidade. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae Santa Catarina e oferecerá mais de 30 ações em diferentes formatos. A ação é inédita no Estado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito