Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professora dá dicas de como manter a prática dos exercícios físicos

Encontrar um esporte ou atividade que renda satisfação é essencial para criação do hábito
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 02/06/2020 - 10:19 Atualizado em 02/06/2020 - 10:58
Foto: iStock
Foto: iStock

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o inverno chegando e as temperaturas caindo ainda mais no sul catarinense, começa a vir aquela preguiça e desculpas para não sairmos do quentinho para fazer exercícios físicos. Em entrevista ao Ponto a Ponto desta segunda-feira, 1º, na Rádio Som Maior, a doutora e professora de Educação Física Ana Maria Volpato deu dicas de como encontrar uma motivação para manter a prática dos exercícios físicos. 

A desculpa de falta de tempo e preguiça por conta do frio, por mais que seja verdadeira muitas vezes, é na verdade um plano de fundo para a redução de motivação, segundo a doutora. “As pessoas possuem funcionam de maneiras diferentes, possuem personalidades, comportamentos e motivações diferentes. Por isso é importante ter um autoconhecimento e saber o que exatamente irá me motivar em relação às atividades físicas”, destacou.

Há pessoas que preferem trabalhar com mais de uma modalidade de atividades em um certo período de tempo - seja musculação, esteira ou um esporte. Já outras, se habituam com uma rotina de treinos e acabam ficando motivadas justamente por isso. Quando esse hábito de exercícios ultrapassa os seis meses, pode-se dizer que houve uma aderência prática.

“O grau de motivação está inter-relacionado a outros fatores como, por exemplo, o ambiente físico. Algumas pessoas preferem atividades ao ar livre. As relações sociais do ambiente também são importante, ter aquele amigo que faz a atividade todo o dia com você. Isso vale principalmente para idosos, que preferem ter boas relações sociais no ambiente de atividade física”, ressaltou Ana.

Além da motivação, há também outra coisa que é essencial para que seja mantida uma prática de atividades: a satisfação. Ao realizar um esporte ou um exercício que você goste e lhe gere satisfação, a prática diária virá com maior facilidade. “Se não tiver satisfação e gosto pela prática daquele formato, a pessoa acaba desistindo”, pontuou a doutora.

Para esse período mais frio do ano, o alongamento antes e após as atividades também se mostra uma ferramenta de extrema importância para que lesões não ocorram. “Busque contatos sociais para fazer exercícios físicos, encontre ambientes físicos que alimentem motivação e façam algo que durante e depois da prática lhes dêem sintam satisfação”, recomendou Ana.

Ouça o Ponto a Ponto desta segunda-feira, 1, no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito