Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Problemas reais da indústria viram práticas ativas nas aulas de engenharia

Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica da Satc desenvolvem equipamento automático para soldagem
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 17/07/2019 - 13:38Atualizado em 17/07/2019 - 13:39
Divulgação
Divulgação

Um dos grandes desafios da educação atual é dar ao aluno o significado de valor e importância dos conteúdos discutidos em aula. Pensando em trazer para a prática a teoria vista em sala, o curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc propôs um desafio aos acadêmicos: desenvolver um equipamento automático para soldagem.

O problema surgiu de uma realidade do mercado, ou seja, de um fato real da indústria metalmecânica, aliando conteúdos de três disciplinas na resolução do desafio. Coordenaram a prática os professores Daniel Fritzen, Pascoal Meller Neto e Anderson Daleffe.

A proposta retrata a aplicação do processo de soldagem união de tubos cilíndricos, realizada de forma manual. A solução foi a automatização deste processo, por meio de recursos mecatrônicos. Após analisado o problema e discutidas as soluções possíveis, os alunos projetaram a estrutura necessária, considerando análise econômica de investimento e retorno financeiro, e iniciaram os trabalhos práticos para fabricação dos equipamentos.

Para o coordenador do curso de Mecatrônica, João Mota Neto, a utilização em sala de aula de problemas reais da indústria, promove ao aluno competências multidisciplinares. “É uma forma do aluno desenvolver habilidade, analisar problema, pesquisar e discutir de soluções, até a resolução final, como no mercado de trabalho”, finalizou.