Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primavera inicia na próxima segunda e deverá ser mais chuvosa

Chuva irá predominar o mês de outubro e os dias passarão a ser mais longos do que as noites
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 20/09/2019 - 18:16 Atualizado em 20/09/2019 - 18:26
Foto: Diego da Rosa
Foto: Diego da Rosa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na próxima segunda-feira, dia 23, exatamente às 4h50, começa uma das estações mais aguardadas por muita gente e que, junto com ela, traz a beleza e o colorido do desabrochar das flores – a primavera. Muitos esperaram ansiosamente o momento de dar adeus ao inverno e finalmente guardar no armários os casacos e cachecóis, dando lugar a roupas mais leves. 

O que caracteriza o início dessa estação é o Equinócio de Primavera, que no hemisfério Sul, acontece sempre em setembro. É o dia em que a noite e o dia têm exatamente a mesma duração. Depois disso, os dias passam a ser mais longos do que as noites. A chegada da primavera será marcada também por um período mais frio.

2019 foi um ano caracterizado pelo fenômeno da neutralidade, que é caracterizado por uma anomalia de temperatura no Oceano Pacífico, quando a água não está nem quente e nem fria. “E quando acontece esse fenômeno não tem nem La Niña e nem El Niño. O inverno foi caracterizado por períodos de frio e calor extremo, temperaturas próximas a 40 graus em Criciúma, considerado recorde absoluto”, explica o meteorologista Piter Sheuer. 

Ele acrescenta que esse inverno, devido ao fenômeno da neutralidade, foi variado em termos de frio e calor intensos. O mês de maio foi um dos mais chuvosos da história, em contrapartida os últimos três meses podem ser considerados um dos períodos mais secos dos últimos anos. Uma das principais consequências disso foi a estiagem. 

Segundo Sheuer, na agricultura houve prejuízos irrecuperáveis, principalmente nas culturas de soja, feijão, frutos com caroço, maçã e banana. A neutralidade deverá se manter até o fim do ano.

O mês de outubro deverá ser mais chuvoso, caracterizado por tempestades formadas através de frentes frias e será um período mais úmido. Já os meses de novembro e dezembro serão mais secos, com temperaturas que vão oscilar entre frio e calor. “Até final de novembro pode ter frio, uma briga entre frio e calor, terá essa alternância”, comenta Sheuer. 

Dentro da climatologia, o mês de setembro já mostrou até agora as características da primavera. E para o ano que vem, tudo indica que será o fenômeno La Niña (quente e seco). As noites deverão ser mais agradáveis e os dias mais secos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito