Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura e Somatem romperão contrato

Empresa tem a concessão dos quatro maiores cemitérios da cidade há 20 anos
Por Bruna Borges Criciúma, 16/10/2018 - 06:47
Arquivo (Mayara Cardoso / a Tribuna)
Arquivo (Mayara Cardoso / a Tribuna)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A relação de 20 anos da Sociedade Matogrossense de Empreendimentos (Somatem) com a Administração Municipal de Criciúma está próxima de chegar ao fim. Vencedora do edital de concessão de uso dos quatro maiores cemitérios da cidade desde 1998, a gestão da empresa era constantemente alvo de críticas da população.

De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, a rescisão do contrato é consenso para as duas partes. “O que deve acontecer é uma antecipação do fim do contrato. A Somatem teria até 2024 para administrar os cemitérios, mas deve acontecer uma rescisão consensual em breve”, afirma Salvaro.

Ontem mesmo uma comissão foi formada com a intenção de rever o edital que concede à iniciativa privada a gestão dos locais de sepultamento. “Fizemos um a reunião com a presença dos vereadores e foi formada a comissão que terá a participação de representantes do governo municipal, da Câmara de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil e também do Observatório Social”, pontua o prefeito.

“Essa comissão vai estudar o caso e em 30 dias deve apresentar o novo edital”, complementa.

Pontos polêmicos

Segundo o chefe do Poder Executivo, uma reavaliação sobre a forma como os cemitérios estão sendo geridos na cidade era uma necessidade social. “Precisamos modificar pontos contraditórios, como por exemplo a obrigatoriedade de utilizar a estrutura da Somatem e o padrão da Somatem para fazer reformas nas capelas e nos túmulos”, comenta. 

“Tudo isso será visto com calma pela comissão, dentro da legislação. Temos pressa, mas não estamos atrasados. O propósito é beneficiar o cidadão”, afirma. “Mas claro que também precisa ser viável para o concessionário. Vamos buscar uma forma de que seja bom para a empresa, mas que não seja uma aberração como foi esse primeiro edital”, reitera. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito