Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura de Criciúma projeta conclusão das obras no Pio Corrêa em janeiro

Depois de pronta a macrodrenagem, equipes do município colocarão a capa asfáltica
Por Renan Medeiros Criciúma, SC, 02/01/2024 - 14:03 Atualizado em 02/01/2024 - 14:19
Foto: Prefeitura de Criciúma/Arquivo
Foto: Prefeitura de Criciúma/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Criciúma prevê terminar ainda em janeiro as obras da macrodrenagem do Rio Criciúma no Pio Corrêa. A intenção é finalizar para que, depois, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana faça a capa asfáltica nos trechos que faltam, já que essa etapa não está prevista no contrato com a empresa que executa a macrodrenagem.

De acordo com o secretário da pasta, Tita Belloli, a parte na rua Vidal Ramos está na etapa final. Essa é a rua que passa em frente à farmácia da Droga Raia e segue no sentido Pio Corrêa, como continuação da rua Itajaí. Ele concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, apresentado pelo jornalista Enio Biz.

“A empresa Confer nos próximos dias já volta, retorna com a base, sub-base e a preparação das caixas. E daí sim, a nossa equipe da prefeitura vai fazer a colocação da capa (asfáltica), pois não está no contrato da Confer. Vamos fazer então nos próximos dias. Nosso planejamento então agora em janeiro é que a gente finalize então essa obra importante que é essa macrodrenagem ali no bairro Pio Corrêa”, projeta Belloli.

“Quem passa ali na (João) Cechinel viu que nós já colocamos a capa asfáltica, já tem o pessoal finalizando as calçadas também”, detalha o secretário. A João Cechinel é a rua que começa no cruzamento da Droga Raia e segue em direção ao Hospital São José.

Ouça a entrevista completa (o texto continua após o áudio):

Transtornos e benefícios

Tita Belloli reconhece que a obra causa transtornos, mas frisa que a importância para o bairro e para quem transita justifica o incômodo temporário. “Todos que passavam ali viam que qualquer chuva um pouco mais forte alagava toda aquela região do Marista, na Vidal Ramos. E só quem perde tudo, perde o seu carro, perde as coisas dentro do seu estabelecimento, das suas casas, sabe da importância que é uma macrodrenagem”, diz. O secretário valorizou a decisão do prefeito Clésio Salvaro em realizar a obra pela importância que tem, mesmo que no futuro ela “não apareça”.

As obras de macrodrenagem no bairro Pio Corrêa iniciaram no primeiro trimestre de 2022, com investimento inicial de aproximadamente R$ 12,6 milhões do Governo do Estado, pelo chamado “Plano 1000”. Com aditivos, o investimento deve chegar a R$ 13,6 milhões. De acordo com o portal da transparência da Prefeitura, quase 98% do valor contratado já foi executado.

O objetivo é beneficiar uma área de quase dois quilômetros quadrados, abrangendo as ruas João Cechinel, Mário da Cunha Carneiro, Marcelino Champagnat, Avenida Humberto de Campos, José Gaidzinski e Guerra Junqueira. A iniciativa faz parte de um plano para solucionar o problema das cheias e melhorar o escoamento das águas em Criciúma.

Obras no bairro Santa Bárbara

Além dos trabalho no Pio Corrêa, também há obras de macrodrenagem no bairro Santa Bárbara. De acordo com o portal da transparência da Prefeitura, cerca de 80% do valor contratado já foi executado. O secretário projeta que a rua Artur Pescador, onde a empreiteira está atuando, deve ser liberada para o tráfego ainda nesta semana.

“Ali também é outro contrato que não contempla a capa asfáltica que será feito pela nossa equipe da Prefeitura. Então eu já estou em conversa com a empresa desde a semana passada. Assim que eles finalizarem a parte deles, entra a nossa equipe então para fazer a colocação dessa capa e, aí sim, liberar aquela via importante ali também”, explica Tita Belloli.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito