Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura de Criciúma lança campanha de conscientização sobre doação de esmolas

Na maioria dos casos, doações estimulam as pessoas a permanecerem em situação de rua
Por Redação Criciúma, SC, 16/05/2023 - 20:01
Foto: Arquivo/ Decom
Foto: Arquivo/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para conscientizar a população sobre os problemas de dar esmolas, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, lança, nesta quarta-feira (17), às 16h, no Paço Municipal Marcos Rovaris, a campanha "Sua Esmola Mantém Ele na Rua", em parceria com a Polícia Militar e Câmara Municipal de Criciúma. "A prefeitura oferece encaminhamento ao mercado do trabalho, encaminhamento para as comunidades terapêuticas se necessário, confecciona documentos, entre outras ações. Mas, a esmola, muitas vezes, mantém as pessoas nas ruas", explica o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação atende a população em situação de rua em suas necessidades básicas imediatas, promovendo a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, porém, nem todos aceitam os atendimentos. "Muitas vezes, devido à falta de informação, acabamos acreditando que ajudar com uma moeda é a melhor forma de contribuir para a vida dessas pessoas. Na realidade, é bem diferente: o dinheiro arrecadado, por exemplo, pode financiar o crime organizado", ressalta Ferreira.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas, por meio de materiais informativos, que, em vez de fazer doações, as pessoas orientem quem está em situação de vulnerabilidade social a procurar apoio nos serviços oferecidos pelo município de Criciúma. "É preciso enxergar além do momento e pensar em soluções a longo prazo, como ações sociais que possam ajudar a resgatar a dignidade e a autonomia dessas pessoas", finaliza o secretário.

Serviços em prol da população em situação de rua

Os serviços à disposição da população em situação de rua funcionam normalmente de Criciúma. São estes: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), República e Abordagem Social. "Quem desejar ajudar de alguma forma, pode fazer a doação em nossos equipamentos que encaminharemos para as famílias cadastradas", informa Ferreira.

Centro Pop

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Centro Pop, localizado na rua Martinho Lutero, 179-325, serve café da manhã e dispõe de vestuários, sanitários, higiene pessoal, local para armazenamento de pertences e emissão de documentos.

República

A República, localizada na rua Giácomo Sônego Neto, 415, bairro Pinheirinho, funciona 24 horas, em todos os dias da semana. A estrutura tem capacidade para atender 40 pessoas e possui dormitórios, refeições e higiene pessoal à disposição dos usuários.

Central do Emprego

A Central do Emprego está localizada na Galeria do Terminal Central, Sala 16, e é um serviço que auxilia no encaminhamento ao mercado de trabalho. As pessoas também podem obter informações sobre as vagas disponíveis e cadastrar o currículo pelo site empregos.criciuma.sc.gov.br.

Abordagem Social

No serviço de Abordagem Social, os educadores circulam pelas ruas da cidade, orientando a população em situação de rua sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito