A Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está oferecendo aulas gratuitas de violão para os alunos da rede municipal de ensino, no contraturno escolar. O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes uma atividade cultural que contribua com o desenvolvimento artístico, ao mesmo tempo em que ocupa de forma saudável o tempo ocioso.
“O projeto existe desde 2014 e estamos sempre buscando alunos que tenham interesse real em aprender e se desenvolver na música”, explica o diretor de Cultura e Turismo de Cocal do Sul, Juarez Fogaça.
Mais do que uma forma de entretenimento, o projeto tem como meta lapidar novos talentos que, no futuro, poderão integrar as apresentações culturais e turísticas da cidade. “Com o tempo, esses alunos se tornam aptos a participar de eventos como a Cocal Fest, Feira do Livro ou Cocal Luz. Quem sabe alguns deles até consigam voar mais alto e conquistar oportunidades fora do município”, ressalta Fogaça.
As aulas são conduzidas pelo professor Gabriel Da Rolt, integrante da rede municipal de ensino e entusiasta da música. “O Gabriel é um profissional com conhecimento musical e muito dedicado. Ele sempre demonstrou interesse em contribuir além da sala de aula. Essa iniciativa é maravilhosa, pois tira as crianças das telas e as envolve em uma atividade que estimula o raciocínio e abre novos horizontes”, completa o diretor.
A proposta também prevê a ampliação das aulas para o período noturno, direcionadas aos pais dos alunos que tenham o desejo de aprender violão. “Conversamos hoje pela manhã com a secretária de Educação sobre essa possibilidade. Durante o dia, os filhos aprendem conosco e, à noite, podemos oferecer essa oportunidade aos pais. Acreditamos que nunca é tarde para aprender e realizar sonhos”, conclui Fogaça.
Ouça o que disse o diretor de Cultura e Turismo de Cocal do Sul, em entrevista: