Após as primeiras horas da interdição para a avaliação emergencial da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, o prefeito de Laguna, Preto Crippa, não escondeu a preocupação com a situação e definiu o cenário que se desenha como "caótico" para toda a região Sul de Santa Catarina.
De acordo com o prefeito, o comunicado oficial sobre a interdição chegou às mãos da administração municipal apenas uma hora antes do bloqueio definitivo.
"Nos pegou de surpresa. Soube, como prefeito, às 18h de algo que aconteceria às 19h. Então, a gente se mobilizou. Provavelmente foi algo de ordem emergencial, em nível de risco, que eles enxergaram. Não sabendo a gravidade do problema, tiveram que interditar", explicou o chefe do Executivo.
Interdição repentina preocupa a administração municipal
A Ponte Anita Garibaldi é considerada uma das principais artérias de ligação do Sul do Brasil. Segundo o prefeito, apesar do otimismo para que nada de grave seja constatado, o cenário preocupa pela falta de perspectiva de liberação total da estrutura.
"Vai ser caótico para a nossa região. Infelizmente é inesperado, mas a gente vai viver um dia de cada vez com isso. Não adianta sofrer por antecipação também. Se Deus quiser, estará tudo OK e daqui a algumas horas já teremos tudo organizado de volta", destacou Crippa.
Contudo, o prefeito foi direto ao detalhar o motivo de alerta para a cidade e os municípios vizinhos.
"O problema que nos afeta e nos amedronta é a possibilidade de o impacto disso permanecer por dias. Isso é o sofrimento por aquilo que ainda não aconteceu, mas que a gente sabe que, se acontecer, será muito ruim", teme.
Trafego foi liberado parcialmente
A concessionária responsável pela ponte, CCR ViaCosteira, determinou a interdição total do local nos dois sentidos da rodovia na noite dessa quinta-feira (9). A medida foi classificada como preventiva e emergencial.
Porém, na manhã desta sexta-feira (10), a concessionária liberou o tráfego em meia pista no sentido Norte da estrutura.
Os trabalhos de avaliação deverão prosseguir até o dia 20 de julho, data em que está prevista a liberação parcial do tráfego em ambos os sentidos. Após essa etapa, outras intervenções programadas seguirão sendo executadas na estrutura.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!