Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Preço da gasolina eleva número de conversões para o GNV

Competitividade do gás natural frente aos combustíveis líquidos pode chegar aos 53%
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 03/11/2021 - 16:32
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Segundo cálculo realizado pela SCGás, a competitividade do Gás Natural Veicular (GNV) no estado em setembro foi de 53% em relação ao etanol e 40% quando comparado à gasolina. Os dados utilizados são da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Desde janeiro, foram registradas 2,5 mil novas conversões no estado. Número que chega a 18 mil nos últimos quatro anos. O crescimento da frota se dá, principalmente, pelos sucessivos aumentos da gasolina. “Além de ser um combustível mais econômico, o GNV também é mais sustentável. Por isso, muitos motoristas, principalmente os que percorrem longas distâncias, optam por ele.  Além disso, a segurança em relação ao preço, que varia apenas semestralmente, é outro motivo que leva ao aumento da frota e do consumo”, explica o engenheiro da área comercial da SCGÁS, Ronaldo Macedo Lopes.

Na última segunda-feira, 25, a Petrobras anunciou novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias, o segundo em menos de um mês. A gasolina subirá 7% e o diesel, 9,1%. O litro do combustível em Santa Catarina custa, em média, R$ 6,41 segundo a ANP. A SCGÁS comercializa o GNV nos postos de combustível por 3,21 R$/m³, com todos os impostos e tributos inclusos. A tarifa regulada do GNV está disponível aqui.

A tarifa do GNV é regulada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e sofre apenas duas variações ao ano no preço de distribuição aos postos, em janeiro e julho. 

Desde janeiro deste ano, a distribuidora catarinense registrou aumento de quase 10% no consumo de GNV, acompanhando o crescimento da frota. Em setembro, foram comercializados uma média de 348.467 m³ do insumo por dia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito