Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Praia Grande está no Guinness Book

Livro dos Recordes confirma o registro da travessia entre balões a 1,9 mil metros de altitude, feita pelo catarinense Rafael Bridi
Por Denis Luciano Praia Grande, SC, 05/04/2022 - 16:35 Atualizado em 05/04/2022 - 16:40
Guinness fez o registro do recorde em Praia Grande na rede social / Reprodução
Guinness fez o registro do recorde em Praia Grande na rede social / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Confirmado: Praia Grande está no Guinness Book. A cidade do extremo Sul catarinense mereceu o registro no Livro dos Recordes a partir da incrível marca alcançada pelo catarinense Rafael Bridi. Na manhã de 4 de dezembro, ele andou sobre uma fita de 20 metros e 2,5 centímetros de diâmetro entre um balão e outro. Detalhe: a 1,9 mil metros de altitude.

"Um fato muito relevante para todo o extremo Sul. Saiu ontem no Guiness Book a travessia do atleta Rafael Bridi entre balões, a maior travessia em altura do mundo. Quebramos o recorde mundial de travessia entre balões, a mais de 1,9 mil metros de altura. O recorde anterior era de uma travessia feita nos Estados Unidos, a 1,2 mil metros", contou o secretário de Esporte e Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara.

"Foi uma promoção da Santur, da associação dos balonistas, da prefeitura de Praia Grande. Pegamos alguns dias em dezembro, quebramos várias vezes o recorde, na última tentativa passamos as nuvens", observou. "Esse material foi apresentado no Fantástico em 5 de dezembro e ontem fomos surpreendidos pelo anúncio na página oficial do Guiness Book", emendou. "Praia Grande é a terra do recorde de travessia entre balões no Mundo. Uma parceria que deu certo entre o Estado e o Município, é um material que vai nos levar cada vez mais longe", comemorou.

Grande repercussão

O secretário lembrou que a exibição da reportagem com as imagens do recorde no Fantástico, da Rede Globo, na noite de 5 de dezembro, foi um ponto importante para o registro da marca histórica. "Com isso, mais a adição do feito no Livro dos Recordes, podemos trabalhar em diversas ações, em feiras. Em breve teremos uma placa do Guiness, estamos esperando todo o procedimento formal. Essa placa será um atrativo turístico na cidade, vai ser trabalhado todo esse contexto para usar ao máximo essa exposição", observou Scandolara. 

A repercussão da conquista de Rafael Bridi também foi internacional. "Essa matéria saiu no The Sun e outros jornais importantes mundo afora. Gente que viu na TV aberta nos Estados Unidos, é inimaginável o impacto dessa ação", completou. "Ficaram imagens incríveis", referiu. "Tudo isso se converte em procura. Percebemos o aumento, especialmente na temporada de verão, da procura por Praia Grande", avaliou.

Scandolara lembrou que o recorde já foi assegurado na primeira tentativa. "Eles não caíram nem uma vez, o Rafael e o Chico, no primeiro dia, fizeram 1,4 mil metros. No segundo dia pegamos tempo muito bom, fomos premiados, e aquele show de imagens e fomos a 1,9 mil metros, o Rafael fez a travessia, quebramos o recorde mundial, ficamos muito felizes por ser em Praia Grande", comentou.

Recorde na arrancada

Em um passeio normal, um turista chega a 1,2 mil metros de altitude em um balão, 700 metros a menos que a altura alcançada por Rafael Bridi antes de executar a travessia. "Varia muito as condições, não mais de 1,4 mil metros. Esse dia foi uma altura excepcional, todos os pilotos era muito experientes. Em torno de 800 a 1,2 mil metros são os voos de balões aqui", confirmou o secretário. "Os canyons tem quase 1 mil metros de altitude, chegando nessa altitude de 1 mil metros de balão tem a visão suficiente", ponderou.

Os passeios continuam com os balões sobre os canyons de Praia Grande. E a procura aumentou depois da façanha de Rafael Bridi. "O voo de balão depende exclusivamente da condição climática. Todos os dias que tem condição de voo tem balão voando, é um produto perene na cidade. Se pegar uns dias de condição climática ruim daí eles não voam por segurança para os turistas", lembrou. "Nas primeiras horas da manhã, para ver o sol nascer, ou no fim da tarde. Existe uma época muito boa para voo de balão aqui, entre junho e julho", finalizou.

Ouça a entrevista do secretário de Esporte e Turismo no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito