Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pouco conhecido, Transtorno do Espectro Autista afeta uma em cada 160 crianças

No dia 18, será realizado um treinamento sobre o assunto em Criciúma
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 07/11/2017 - 17:53 Atualizado em 07/11/2017 - 17:58
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista afeta uma em cada 160 crianças no mundo, um problema que poucos conhecem. Para esclarecer o tema, o Instituto Catarinense de Educação e Acolhimento em Psicologia fará um treinamento em Criciúma, no próximo dia 18. Para falar sobre o assunto, o Ponto a Ponto recebeu a psicóloga Silvia Von Borowski.

“É importante entender que acomete a interação social e a forma com eles se comunicam com o mundo. Essas crianças tem maior dificuldade para interpretar o roteiro social, eles precisam de outras vias para agir”, destacou.

Cada pessoa tem um ritmo diferente de vida e de aprendizagem, e a dificuldade de aprender é bastante comum em diferentes crianças, mas ela se torna ainda mais especial naquelas com Transtorno de Espectro Autista. 

“Nos últimos anos aumentou o número de casos, mas isso está relacionado com a maior facilidade para diagnosticar o problema. Com a evolução dos diagnósticos muitas dúvidas surgem. Existem alguns subtipos, como leve, moderado ou grave”, explicou a psicóloga.

O curso do dia 18 será destinado aos profissionais das áreas de saúde e educação, abordando como compreender o diagnóstico e o que se deve fazer nos casos dessa doença. Existem mais casos de Espectro Autismo do que de Síndrome de Down.

“Alguns estudos apontam que com 40 meses é possível identificar os sinais. Alguns pais percebem que o repertório de linguagem não se desenvolve, e com isso buscam um pediatra”, contou Silvia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito